Pontos positivos e negativos da tica no filme Wallstreet

490 palavras 2 páginas
ÉTICA EM WALL STREET

O filme apresenta a bolsa de valores de Nova Iorque de meados dos anos 80, com o sistema capitalista, as grandes companhias, e seus investidores.

PONTOS NEGATIVOS
Vem antes dos positivos. O filme mostra ambição e ganância, e como essas atitudes podem prejudicar as pessoas. A troca de informações e a espionagem favorecerem o corretor Buddy Fox, que em pouco tempo toma o lugar do próprio chefe. E acaba sendo preso por conspirar para cometer fraude na bolsa e violar o decreto de negociações.
Tudo começa quando ele conhece Gekko, um tubarão dos grandes negócios de Wall Street e revela-o informações de que a BlueStar(empresa aérea onde trabalha seu pai, representante de um sindicato) ganhou um importante processo, e teria alta nas ações de mercado. Não houve ética de Fox, que se favoreceu à custa do pai (operário de esquerda).
Entre suas atitudes, ele incitava as pessoas oferecendo dinheiro fácil em troca de informações, chegando até a entrar numa empresa de manutenção para ganhar acesso a documentos valiosos. A fascinação pelas informações deixou Buddy confuso, questionando-se na varanda quem realmente é. Agia de forma extremamente egoísta. Quando deixamos de lado nossos princípios éticos tornamos estranho a si próprio.
O discurso de Gekko na aquisição da empresa de papel, põe em jogo a ética vs a ganância, mostrando como esta pode ser positiva na ética dos negócios. Ele tem uma ótima manipulação nas palavras e seu discurso é muito aplaudido, dado como ético.
O confronto de Buddy Fox inicia-se com a compra da BlueStar. Mostrando lucros no corte salarial e domínio dos sindicatos, ele conseguiu a aprovação de Gekko para a compra. Ele contava com a ajuda do pai.

PONTOS POSITIVOS
Porém, na reunião da aquisição, a proposta foi rejeitada. Mr.Fox nega a participação na venda, e foi também o único representante dos sindicatos, que, sendo a fonte da informação, previu a verdadeira intenção de Gekko, que diferente do discurso pronunciado por Buddy

Relacionados