Pontos forme e fracos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 2 - MODELO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UTILIZADO NA EMPRESA TAL
2.1 Organização: conceitos e características
O diagnóstico organizacional será realizado na Atento, no setor de gestão empresarial, que é
Responsável pelo controle de processos, metas, qualidade da empresa, entre outros.
O diagnóstico tem como objetivo detectar possíveis fatores limitantes da eficácia da organização,analisando a estrutura da organização visando o reconhecimento de suas potencialidades e dificuldades, os pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças, discutindo e sugerindo alternativas de ações e implantação de soluções sanando seus problemas, para o melhor desempenho da empresa.Através das questões mencionadas, justifica-se a importância de se realizarum diagnóstico organizacional para ter uma ampla visão das melhorias a serem realizadas na empresa, visando o aumento qualitativo e quantitativo em sua performance. O diagnóstico é uma ferramenta essencial na administração estratégica para o desenvolvimento e crescimento da empresa, onde através dele é possível analisar e solucionar problemas de administração estratégica,melhorando os resultados e criando situações para o alcance da qualidade e do sucesso.
É indispensável para os futuros administradores o aprendizado sobre diagnóstico que é necessário para o entendimento organizacional e estratégico da empresa, o que justifica este trabalho.

2.1.1 Estratégia: conceitos e sua importância no planejamento
Conforme Kisil e Pupo (2006, p.01), o diagnósticoorganizacional visa determinar quais as questões mais relevantes que precisam ser resolvidas na empresa. Constitui-se no levantamento e análise de dados quantitativos e qualitativos da baixa produtividade, do desempenho administrativo e da potencialidade da empresa, para assim identificar as deficiências e os desequilíbrios. Essas questões podem ser encontradas emquaisquer setores ou funções da empresa.
Com diagnóstico é possível elaborar um programa de reorganização empresarial, estruturar soluções para cada questão, estabelecer prioridades e gerar um plano de ação. Diagnósticos podem ser feitos para quaisquer tipos de empresas: seja ela industrial ou comercial; pequena, média ou grande.
Ainda de acordo com Kisil e Pupo (2006, p.01), odiagnóstico organizacional determina pontos na empresa em que necessitam de melhorias e cria planos de ação para guiar ações de reestruturação e reorganização da empresa, com isso aumenta lucros, rentabilidade e retorno para os acionistas. O resultado é através de um relatório técnico, apresentado de forma clara e objetiva, informando a situação da empresa sobre seus aspectosfuncionais com conclusões e sugestões técnicas.
Basicamente, o diagnóstico organizacional se resume em 3 etapas, de juntar e avaliar as informações e depois decidir como utilizá-las.
Para Oliveira (2005, p.86), o diagnóstico organizacional é a primeira fase do processo de planejamento estratégico. Através deste diagnóstico é possível avaliar questões tais como: qual areal situação da empresa em relação a seus aspectos internos e externos, verificar o que a empresa tem de bom, regular ou de ruim em sua administração. O diagnóstico, deve ser elaborado da forma mais real possível, pois qualquer tomada de decisão errada poderá prejudicar todo o resto do processo de desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico na organização. Todas asorganizações tem que realizar revisões periódicas de suas estratégias de produtos/serviços versus mercados e outras atividades dentro de um processo contínuo de identificação de ameaças e oportunidades externas. (OLIVEIRA, 2005) Os autores Wood Junior e Picarelli Filho (2004, p. 143) propõe que o diagnóstico da empresa seja baseado em três elementos: estratégia, para mostrar a relação...
tracking img