Pontos Cardeais Orientação

Plano de Aula 4º Ano


TEMA :PONTOS CARDEAIS: ORIENTAÇÃO.


Objetivos Geral:
- Ampliar as noções de referência espacial.

Objetivos Especìficos:- Orientação pelo Sol.
- Pontos cardeais e colaterais.

Recursos Didáticos
Caderno, régua, papel e lápis, Giz

Desenvolvimento
Em uma roda de conversa,comecei fazendo perguntas aos alunos , como o Sol afeta cada um de vocês no trajeto de casa para a escola? Ele "bate" de que lado de seu corpo quando você sedesloca (a pé, de carro ou de ônibus) nesse caminho? Em quais partes da sua casa tem Sol pela manhã? E à tarde? O Sol incide sobre a sala de aula enquanto estamosna escola? Em que horários?).
Desenhei a rosa dos ventos no chão da sala e apresentei os pontos cardeais e colaterais. Expliquei que os nomes dos pontoscardeais foram criados pelos homens para demarcar suas posições e deslocamentos no espaço, especialmente quando precisavam percorrer longas distâncias. Relembre queapesar do nome eles indicam todo um lado da Terra e não um ponto específico.
Propus um jogo em que a turma se desloque pela sala. Um aluno dá o comando, o outrosegue e depois troca (por exemplo: Miguel vá para o leste, João siga para sudeste, Pedro vá para Noroeste). Para facilitar o trabalho desenhe uma rosa dos ventosno chão do centro da sala de aula (lembre-se de fazer o desenho tendo como referência a posição real da sala em relação ao Sol e não simplesmente reproduzindo odesenho tal como ele aparece nos livros didáticos).


Avaliação: A avaliação foi feita através do jogo, onde houve a participação e interação de todos.
.