Ponto relevante sobre o dossiê “globalização e educação precarização do trabalho docente – ii, maria da mercês ferreira sampaio; alda junqueira marin”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Prática de Ensino

Ponto Relevante sobre o Dossiê “Globalização e Educação Precarização do Trabalho Docente – II, Maria da Mercês Ferreira Sampaio; Alda JunqueiraMarin”

No Dossiê Globalização e Educação Precarização do Trabalho Docente – II., de Maria da Mercês Ferreira Sampaio; Alda Junqueira Marin destaco um ponto relevante que é a“necessidade de escolares e docente”.

No referido documento foi feito um estudo sobre o crescimento de alunos nas escolas públicas e a mão de obra, no caso professores, para suprira demanda que vinha crescendo muito “nas últimas décadas do século XX”.
Devido a esta necessidade, empregaram-se muitos jovens e em sua grande maioria mulheres aos quadrosempregadores do magistério, entretanto essas contratações não supriram a demanda e os órgãos governamentais vêm criando mecanismos para resolver essa situação precária, através de“contratação de pessoal sem habilitação por meio de medidas variadas de autorização para lecionar e medidas de certificação de pessoal por meio de certos tipos de exames que apontem,pelo menos, o domínio dos conteúdos a serem ensinados por parte dos candidatos a docência”. Portanto, nem todos os professores que estão lecionando, isso em tempos atuais conforme apesquisa, tem formação superior, principalmente uma formação específica de licenciatura. Existem professores, “formados em administração dando aula as escolas secundárias”, ou umprofessor que tem formação em certa disciplina e ministram outras aulas ex.” licenciado em educação física e leciona química ou matemática”.
Portanto a falta de experiênciapedagógica ou não formação pedagógica é um agravante a esses profissionais no seu dia a dia. Pois muitos aprendem com o tempo a lidar com certas dificuldades em sala de aula
tracking img