Ponto relevante sobre o dossiê “globalização e educação precarização do trabalho docente – ii, maria da mercês ferreira sampaio; alda junqueira marin”

272 palavras 2 páginas
Disciplina: Prática de Ensino

Ponto Relevante sobre o Dossiê “Globalização e Educação Precarização do Trabalho Docente – II, Maria da Mercês Ferreira Sampaio; Alda Junqueira Marin”

No Dossiê Globalização e Educação Precarização do Trabalho Docente – II., de Maria da Mercês Ferreira Sampaio; Alda Junqueira Marin destaco um ponto relevante que é a “necessidade de escolares e docente”.

No referido documento foi feito um estudo sobre o crescimento de alunos nas escolas públicas e a mão de obra, no caso professores, para suprir a demanda que vinha crescendo muito “nas últimas décadas do século XX”.
Devido a esta necessidade, empregaram-se muitos jovens e em sua grande maioria mulheres aos quadros empregadores do magistério, entretanto essas contratações não supriram a demanda e os órgãos governamentais vêm criando mecanismos para resolver essa situação precária, através de “contratação de pessoal sem habilitação por meio de medidas variadas de autorização para lecionar e medidas de certificação de pessoal por meio de certos tipos de exames que apontem, pelo menos, o domínio dos conteúdos a serem ensinados por parte dos candidatos a docência”. Portanto, nem todos os professores que estão lecionando, isso em tempos atuais conforme a pesquisa, tem formação superior, principalmente uma formação específica de licenciatura. Existem professores, “formados em administração dando aula as escolas secundárias”, ou um professor que tem formação em certa disciplina e ministram outras aulas ex.” licenciado em educação física e leciona química ou matemática”.
Portanto a falta de experiência pedagógica ou não formação pedagógica é um agravante a esses profissionais no seu dia a dia. Pois muitos aprendem com o tempo a lidar com certas dificuldades em sala de

Relacionados

  • saberes docente
    9140 palavras | 37 páginas