Ponto de fulgor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para efeito deste método são adotadas as seguintes definições:


• Ponto de fulgor Menor temperatura corrigida para a pressão de 101,3Pa (760mmHg), em que ocorre um lampejo, provocado pelainflamação dos vapores da amostra, pela passagem de uma chamapiloto.



PONTO DE IGNIÇÃO

É a temperatura em que o combustível queima, mesmo sem a presença de chama. Esta temperatura estamuito acima dos pontos de fulgor e combustão.
Ex: etanol tem ponto de ignição igual a 423oC.


Limites explosivos ou limites de explosividade ou inflamabilidade são os limites de concentração entreos quais uma mistura gasosa é explosiva ou inflamável.
Essas misturas são expressas em percentagens em relação ao volume de gás ou vapor no ar, e são determinados a pressão e temperaturas normais paracada substância.
São definidos dois limites:
Limite Inferior de Explosividade (LIE): É a menor concentração de uma substância que misturada com o ar forma uma mistura inflamável.
Limite Superiorde Explosividade (LSE): É a maior concentração de uma substância que misturada com o ar forma uma mistura inflamável.
Uma mistura abaixo do limite inferior é dita "pobre" e uma mistura acima do limitesuperior é dita "rica". Tanto a mistura "rica" como a "pobre" estão fora dos limites para poderem queimar ou explodir.


1.9. - Gases Combustíveis (ou vapores inflamáveis)
Os gases e vaporescombustíveis mais conhecidos são: o butano, o propano, o acetileno, o hidrogénio, o monóxido de carbono e vapores de gasolina.
Em qualquer combustão e nomeadamente de um gas combustível, é necessáriosatisfazer o Triângulo do Fogo (combustível + ar + fonte de ignição), mas é ainda necessário que o gás combustível faça com o oxigénio do ar uma mistura em determinada percentagem. Todas as pessoasconhecem as expressões de uma viatura estar “encharcada” ou “mistura pobre” e não “pegar”. O que se passa neste caso é que a mistura de ar (oxigénio) e vapores de gasolina está numa percentagem errada....
tracking img