Ponto de equilibrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO

A administração das empresas se defronta constantemente com decisões que envolvem mudanças nas variáveis: preço de venda, gastos variáveis, gastos fixos, volume de vendas e meta de lucro.

Uma das técnicas mais úteis e facilmente aplicáveis da qualidade do desempenho de uma empresa é a ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO DAS OPERAÇÕES (Ponto deEquilíbrio, Ponto de Ruptura, Ponto de Igualação, Ponto de Break-Even).

A metodologia do ponto de equilíbrio nos ajudará a responder dezenas de questões, dentre as quais destacamos 3:

a) Se o preço de venda cair 5%, quanto uma empresa precisará vender a mais para preservar sua meta de lucro?

b) Se o gasto variável unitário diminuir 10%, quanto a empresa poderá vender a menospreservando sua meta de lucro?

c) Se as vendas superarem em 8% o ponto de equilíbrio, em quanto o lucro da empresa será acrescido?

AEE - RB

CONCEITOS IMPORTANTES

Para entendermos a determinação do ponto de equilíbrio, precisamos rever alguns conceitos importantes a respeito do comportamento que os custos de uma empresa podem assumir diante de variações no nível de vendas.Custo

Todo sacrifício financeiro ligado à atividade de produção de um bem ou serviço. Exemplos: custo de matérias-primas, custo de mão-de-obra, etc.

Despesa

Todo sacrifício financeiro ligado às atividade de suporte da produção, não sendo diretamente ligada a ela. Exemplos: despesas de propaganda, despesas administrativas, etc.

Gasto

Todo e qualquer tipo desacrifício financeiro, independente de sua natureza. Exemplos: matérias primas, mão-de-obra, propaganda, administrativos, etc. Podemos chamar de gasto tanto um custo quanto uma despesa.
ATENÇÃO! No dia- a- dia, muitas empresas utilizam os termos "custo variável e custo fixo" para se referir tanto a custos quanto a despesas. Na verdade, estas empresas deveriam utilizar os termos "gasto variável egasto fixo".

AEE - RB

Gasto variável

Todo custo ou despesa que apresenta um comportamento dependente das variações do nível das vendas. Exemplo: ICMS, matérias primas, embalagens, mercadorias para revenda, etc.
Um gasto variável por produto é tratado de uma das 2 maneiras apresentadas a seguir:
1) Um percentual sobre o preço de venda. Exemplo: a comissão sobre vendas é de 2% do preçode venda. Se o preço de venda é de $100, a comissão é de $2. Se o preço de venda é de $110, a comissão é de $2,20.
2) Um valor por produto. Exemplo: Cada geladeira vendida, tem $80 de aço consumido. Se vendermos 2 geladeiras, teremos $160 de aço consumido. Se vendermos 3 geladeiras, $240.
Em suma: todo gasto variável é associado ao produto.

ATENÇÃO! Neste artigo associamos gasto variávelàs vendas, e não à produção. Uma empresa pode produzir e não vender, portanto não incorrendo em ICMS ou comissão sobre vendas, por exemplo. Portanto, ICMS e comissão sobre vendas dependem do volume de vendas e não do volume produzido. A própria matéria-prima utilizada na produção, economicamente só é consumida quando o produto acabado é vendido e não apenas produzido e estocado. Quando o produtoacabado está estocado, a matéria prima nele incorporada é apenas um investimento.

Gasto fixo

Ao contrário do gasto variável que é associado ao produto, o gasto fixo é associado a uma unidade de tempo, por exemplo, "mês".
Portanto, nos referimos ao gasto fixo da seguinte maneira:
- O gasto fixo com depreciação é de $1.000 por mês, independente do volume de vendas nesteperíodo.
- O gasto fixo com aluguel é de $2.000 por mês, independente do volume de vendas neste período.
É claro que se as vendas aumentarem, poderemos comprar mais equipamentos e aumentarmos os gastos com depreciação para $1.200. Porém, o gasto com depreciação continuará fixo, apenas mudando de patamar de $1.000 para $1.200. O mesmo exemplo se aplica aos gastos com mão-de-obra e...
tracking img