Ponto de equilibrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila - ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO


A análise de equilíbrio entre Receitas de Vendas e Custos é muito importante como instrumento de decisão gerencial. O sucesso financeiro de qualquer empreendimento empresarial está condicionado à existência da melhor informação gerencial.
No Rol das informações mínimas e indispensáveis para a decisão, esta a “análise do Ponto de Equilíbrio”.O Ponto de Equilíbrio será obtido quando o total dos ganhos marginais, que é a somatória de todos os produtos comercializados, equivalerem ao custo estrutural fixo do mesmo período de tempo objeto da análise.
A informação, também conhecida como o faturamento mínimo que uma empresa precisa obter para não incorrer em prejuízo, e de importância vital para o gerenciamento de um negócio.

Paradeterminar o Ponto de Equilíbrio, a empresa necessita classificar de forma adequada seus custos estruturais fixos, por exemplo, de um mês, e conhecer o ganho marginal formado pelo “mix” de todos os produtos vendidos no mesmo mês.

Definição:
Também chamado de Nível Mínimo de Atividade, o Ponto de Equilíbrio, refere-se ao nível de atividade de uma empresa no qual não existelucro ou prejuízo, isto é, em que os custos e despesas são iguais s receitas.





Finalidade:

A análise do ponto de equilíbrio fornece ao administrador várias informações sem a necessidade de extensos estudos. Sua importância está não na simples determinação do ponto de equilíbrio, mas sim em seus aspectos de análise, ou seja, sua finalidade é controle para tomada de decisãogerencial. Através do ponto de equilíbrio, é possível prever muitas situações, se são de fato benéficas à empresa; até quanto vale a pena certas situações e inovações que são propostas à instituição.

COMENTÁRIOS
Análise do Ponto de Equilíbrio
O ponto de equilíbrio dos custos ocorre quando a quantidade produzida permite à empresa igualar exatamente o preço de venda ao custounitário. Então nesse ponto a empresa está apenas empatando custos e receitas. Produzir quantidades maiores proporcionaria à empresa lucros e produzir quantidades menores proporcionaria prejuízos.


Objetivos do Ponto de Equilíbrio

Pode ser calculado o ponto de equilíbrio da empresa, a fim de se averiguar o nível mínimo de vendas que deve ser praticado para se obterdeterminado montante de lucro. O equilíbrio equivale ao faturamento mínimo de vendas que uma empresa deve realizar para não incorrer em prejuízo.

O cálculo do ponto de equilíbrio, tem como objetivo a alteração do “mix” de vendas, tendo em vista o comportamento do mercado, a alteração de políticas de vendas com relação a lançamento de novos produtos, a definição do “mix” deprodutos, do nível de produção e preço do produto, e a solução a muitas perguntas que exigem respostas rápidas, como por exemplo, quantas unidades de produto devem ser vendidas para se obter determinado montante de lucro, e saber o que pode acontecer com o lucro se o preço aumentar ou diminuir. A avaliação de desempenho por meio da análise do ganho marginal de cada unidade vendida e oplanejamento e controle de vendas e de resultados, também são os objetivos da Análise do ponto de equilíbrio.

Análise do Ponto de Equilíbrio

A contabilidade de Custos fornece, por meio dos demonstrativos financeiros especialmente a DRE e o Balanço Patrimonial, informações a respeito do desempenho passado da empresa. Entretanto, para os dirigentes da empresa, é importante queexistam dados adicionais que lhe permitam efetuar um planejamento, ou seja, um plano de atuação futura.

Nesse sentido, as receitas e os custos merecem destaque especial, uma vez que são fatores básicos da determinação do sucesso ou fracasso de qualquer atividade econômica.

Ponto de Equilíbrio – Iniciaremos por verificar o que ocorre com a receita quando a produção aumenta....
tracking img