Ponto de equilibrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTO DE EQUILIBRIO
Novembro/2011

-------------------------------------------------

Acadêmico: Rafael Paceliuka

SUMÁRIO
1.0 – INTRODUÇÃO
2.1 -  Custo fixo 
2.2 - Custo variável 
2.0 - O PONTO DE EQUILIBRIO PODE SER
3.3 - Ponto de EquilíbrioContábil
3.4 - Ponto de Equilibrio Financeiro
2.3 - Ponto de Equilíbrio Econômico
3.0 - PONTO DE EQUILÍBRIO
4.0 - LIMITAÇÕES DA ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO
5.0 - TABELA DE CALCULO PARA PONTO DE EQUILIBRIO
6.0 - CONCLUSÃO
7.0 - REFERÊNCIAS

1.0 - INTRODUÇÃO
Ponto de equilíbrio nada mais é  do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas,as despesas variáveis e as despesas fixas.  No Ponto de Equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.
 Atualmente na busca da competitividade é fundamental que  as empresas conheçam o seu Ponto de Equilíbrio, para tanto, precisam desenvolver  essa ferramenta gerencial.
 Antes de ensinarmos o cálculo do Ponto de Equilíbrio, necessário se  faz conhecer o conceito de Custo Fixo e CustoVariável.

1.1 -  Custo fixo é o que ocorre independentemente do ato produtivo (venda), e desse modo são entendidos todos os custos suportados para que a empresa se encontre apta a funcionar: aluguel, impostos prediais, depreciações, vigilância, despesas administrativas.
 1.2 - Custo variável é o que ocorre à medida que a  produção (venda) se desenvolve, como a matéria prima, a mão de obra, custo dosprodutos vendidos e, quase sempre, comissões, impostos sobre as vendas.
 O custo fixo e o custo variável têm conceitos antagônicos,  numa situação é constante e na outra varia, e vice-versa; pode ser visualizado da seguinte forma:
 

2.0 - O PONTO DE EQUILIBRIO PODE SER:

2.1 - Ponto de Equilíbrio Contábil:  são levados em conta os custos fixos contábeis relacionados com o funcionamentoda empresa.
Ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas.
No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.

2.2 - Ponto de Equilibrio Financeiro: Em economia, principalmente em contabilidade de custos, o ponto de equilíbrio financeiro é o momento quando despesas elucros se igualam. Verifica-se o equilíbrio financeiro de uma organização, quando seus custos e despesas comparam-se com sua receita. Isto é, o ponto de equilíbrio financeiro, que pode ser verificado financeiramente e/ou em quantidade de vendas ou prestação de serviços, é o ponto inicial de seu superavit. É exatamente ao alcançar o ponto de equilíbrio que a organização começa a gerar resultadospositivos em sua operação fim. O ponto de equilíbrio pode ser verificado a partir da projeção/ orçamento das premissas financeiras, isto é, receita bruta, preço médio de venda, custo variável unitário e custos fixos.
O ponto de equilíbrio e uma das informações mais importantes de toda a empresa, e seu valor deve ser cuidadosamente calculado no máximo a cada três meses.

2.3 - Ponto de EquilíbrioEconômico é o momento quando despesas e lucros se igualam. É, portanto, o momento em que um produto deixa de custar e passa a dar lucro. A ele adicionam-se os custos fixos e todos os custos de oportunidade, como por exemplo os referentes ao uso do capital próprio, ao possível aluguel das edificações (caso a empresa seja proprietária) perda de salários, etc.
Diferentemente do Ponto de EquilíbrioContábil, o PEE visa a obtenção de lucro que pode ser estipulado pelo empresário.
Sua fórmula é: PEE = CF+L / PV uni - CV uni
* OBS: PV uni - CV uni = Margem de Contribuição Unitária.

3.0 - PONTO DE EQUILÍBRIO
O ponto de equilíbrio equivale ao lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto. Isto significa que,...
tracking img