Pontes rolante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 109 (27148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontes Rolantes
Pontes rolantes são máquinas transportadoras utilizadas, em meio industrial, no içamento e locomoção de cargas de um local para o outro, contando com, pelo menos, três movimentos independentes (longitudinal, transversal e vertical), que podem ou não ocorrer em simultaneidade. Basicamente uma ponte rolante é composta de caminho de rolamento, viga, carro e talha. Em certasaplicações, um quarto movimento pode ser incluído, o de giro da carga.
Historicamente, as pontes rolantes, tem sua origem de desenvolvimento na indústria portuária e são projetadas, hoje em dia, para atender diversos tipos de aplicações, respeitando a capacidade de peso da carga e os limites de espaço de cada ambiente. Alguns setores industriais são altamente dependentes destas máquinas, como por exemplo,siderurgia, papel e celulose, montagem industrial e industria metal mecânica.
Para cada tipo de projeção há uma ponte rolante com especificações exatas, seja para a movimentação ou elevação de materiais. O peso e o tipo de carga de elevação devem ser observados, para que se possa avaliar a desenvoltura e o desempenho das pontes rolantes, conforme suas normas de segurança.
No Brasil, a norma querege o projeto e a construção da estrutura mecânica das pontes rolantes é a NBR 8400 - Cálculo de Equipamentos para Elevação e Movimentação de Carga - de 1984 (que incorpora a errata 1, 2 e 3 de até 01.04.1987). Esta Norma fixa as diretrizes básicas para o cálculo das partes estruturais e componentes mecânicos dos equipamentos de levantamento e movimentação de cargas, independendo do grau decomplexidade ou do tipo de serviço do equipamento. O projeto mecânico das pontes rolantes não é o foco desta dissertação, mas sim, a automação das mesmas, abrangendo todos os seus dispositivos eletroeletrônicos e eletromecânicos.
Para cada tipo de aplicação existe um equipamento ideal pois, os modelos das pontes rolantes atendem necessidades específicas para cada tipo de instalação e de carga. Paraespecificar um equipamento é preciso conhecer a capacidade e o desempenho necessário na elevação e movimentação de cargas. Cada ponte rolante tem limite de peso que pode suportar e formas diferentes de realizar a produção, respeitando a estrutura e limitações do espaço onde será instalada.
Para melhor entender os requisitos de automação das pontes rolantes, requer ter uma boa visão geral sobreelas. Quatro modelos de pontes rolantes, com diversificadas capacidades de carga podem ser classificadas, de acordo com as suas características estruturais, podendo se considerar os tipos: Apoiada, Suspensa, Univiga e Dupla viga.
Ponte Rolante Apoiada:

Com viga de carga em perfil laminado ou composto por chapas, a viga da ponte rolante apoiada corre por cima dos trilhos do caminho de rolamento epossui travamento horizontal que impede o balanço lateral. Estes trilhos são sustentados pelas colunas de concreto do prédio ou, no caso do projeto do prédio não ter previsto a instalação de uma
André Luis Lenzandrellenz@hotmail.com1 ponte rolante, colunas de aço especialmente fabricadas para a estrutura do caminho. Esse modelo de ponte rolante tem alta capacidade nominal de carga, podendo serfacilmente operado.
As pontes apoiadas possuem vãos com até 30m de comprimento e são extremamente adaptáveis aos locais de aplicação, com a versatilidade de serem instaladas em ambientes com altura livre reduzida acima caminho do rolamento. Adaptadas para transportar uma carga suspensa horizontalmente ao longo da pista, as pontes rolantes apoiadas têm cabeceiras que recebem quatro rodas cada,podendo ser acionadas por um conjunto de moto freio redutor.
Ponte Rolante Suspensa:

A viga da ponte rolante suspensa corre por baixo dos trilhos das vigas do caminho de rolamento, ou seja a ponte translada na aba inferior da viga que lhe serve como trilho. A fixação do caminho de rolamento pode se feito à estrutura do teto do edifício, o que permite aproveitar o máximo de altura disponível,...
tracking img