Pontes estaiadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


Neste trabalho sobre pontes estaiadas foi feita uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo apresentar o conceito das pontes em geral, informando o objetivo da criação de pontes e o motivo que levou a construção de pontes estaiadas. O conceito geral de pontes estaiadas, mostrando a sua história e os benefícios proporcionados. Apresentam-se as limitações na aplicação de pontesestaiadas, indicando em quais situações não é recomendado o seu uso. Mostram-se a composição da ponte estaiada, explicando cada elemento da sua estrutura. Mostram-se os tipos de pontes estaiadas e os métodos construtivos utilizados. Finaliza-se utilizando dois exemplos de pontes estaiadas, sendo uma a que possui o maior vão do mundo e a outra que é um cartão postal do Espírito Santo.Palavras-chave: Conceito; Limitações; Composição, Tipos, Execução.















































INTRODUÇÃO

O tema abordado no trabalho trata do conceito de pontes estaiadas, assim com suas principais características, métodos construtivos e vantagens em relação a outros sistemas. Esse tipo de estrutura tem sua origem com os egípcios queutilizavam o estaiamento na construção de navios. Ao longo da história existem inúmeros exemplos da aplicação dessa concepção estrutural que deixam claro que o sistema de pontes sustentadas por cabos, sejam elas pênseis ou estaiadas, é muito antigo apresentando em diversas obras um desempenho satisfatório. Devido à ocorrência de alguns acidentes a utilização de técnica de estaimento ficou restrita poraproximadamente um século, sendo retomada após a Segunda Guerra Mundial no momento em que muitas pontes da Alemanha estavam destruídas e os engenheiros buscaram uma forma rápida para reconstrução das mesmas e que possibilitasse o aproveitamento de partes das estruturas que ainda estavam “de pé”. O tema abordado é de grande importância tendo em vista o ritmo acelerado de crescimento das cidadesmotivo pelo qual se fazem necessários métodos construtivos rápidos, eficientes e de custo relativamente baixo. Vale ressaltar que esse tipo de ponte é mais indicado para vãos até 1500m, levando-se em consideração fatores econômicos e estruturais, para vãos maiores é mais indicada a utilização de pontes pênseis. O trabalho foi fundamentado em teses de metrado elaboradas por alunos da EscolaPolitécnica da USP e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como método predominante de pesquisa a Pesquisa Bibliográfica.





















1. CONCEITOS


1.1. CONCEITO GERAL DAS PONTES


O uso de pontes para se locomover de um lugar para outro, onde antes se levava um período maior de deslocação, por causa de algum agravante ou desvio é antigo, e até hoje é umadas melhores formas alternativas de locomoção.


Inicialmente as pontes eram feitas com o objetivo de deslocamento de pessoas e pequenas cargas, hoje se leva em consideração diversos fatores sociais e econômicos para que seja definida a forma que ela será executada, onde será aplicada e que tipo de estrutura é a ideal de modo a atender todas as necessidades pelas quais se fizeram necessária aconstrução da ponte.


Com a necessidade de construir pontes com vãos cada vez maiores, surgiram as pontes estaiadas com um menor número de pilares, menor custo, e até mesmo agilidade no processo construtivo.


1.2. CONCEITO DE PONTE ESTAIADA


A ponte estaiada é um tipo de ponte que tem sua estrutura sustentada por cabos de aço galvanizados denominados estais. A idéia de utilizar cabospara sustentar estruturas é antiga, existem registros da aplicação desta técnica pelos egípcios em suas embarcações, onde eram utilizadas cordas para suportar as velas durante as navegações.


Esta ponte acaba sendo a ideal em termos de custos e praticidade comparando com a ponte fixa e a ponte pênsil. Uma ponte fixa requer uma estrutura de suporte muito maior, enquanto uma pênsil necessitaria...
tracking img