Pontes de Concreto Armado e Prontendido

2052 palavras 9 páginas
VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE CONCRETO ARMADO E PROTENDIDO NA CONSTRUÇÃO DE PONTES

Frank Rieg
Gustavo Mafra
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Engenharia Civil – Metodologia Científica
08/11/2012

RESUMO
O presente estudo pretende apresentar brevemente as vantagens do concreto armado e protendido na construção de pontes. Tendo como objetivo entender suas qualidades e vantagens, comparando-as com outros materiais e definindo melhores situações para sua utilização. Utilizando definições técnicas para interar o leitor ao assunto e proporcionar melhor entendimento sobre pontes e concreto armado ao decorrer da leitura, o estudo consiste em citar as vantagens principais do concreto armado e protendido, além de explicar do que é constituído e porquê é utilizado. Abrange exemplos de pontes construídas a partir destes materiais, discutindo obras de famosos engenheiros e arquitetos que fazem uso do concreto. Apresentando uma relação de custo-benefício entre pontes metálicas e concreto, além de exemplificar pontes com estes materiais em conjunto. Do estudo conclui-se que o concreto armado e protendido é a melhor opção para construção de grandes obras, como pontes, devido à durabilidade da obra, menor custo de manutenção e maior resistência. Destacando também a perspectiva promissora para o futuro desses materiais, que ainda se encontram em constante evolução.

Palavras-chave: Pontes. Concreto. Armado. Protendido.

1 INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, é fácil encontrar grandes obras de concreto, como por exemplo, a ponte estaiada de Brusque, que é referência para a engenharia nacional por ser a primeira obra urbana a ser construída inteiramente com cimento branco no Brasil. Esta obra foi construída a base da utilização de concreto armado no seu desenvolvimento.
Nesse estudo, será brevemente discutida a utilização do concreto armado e protendido em construções de pontes, destacando os aspectos positivos que esses materiais apresentam.
Para melhor organização,

Relacionados

  • Concreto protendido
    2215 palavras | 9 páginas
  • Resistência dos materiais
    1927 palavras | 8 páginas
  • Tipos de concreto
    17246 palavras | 69 páginas
  • TCC 02 Roberta Macdo de Oliveira final versao CD
    20873 palavras | 84 páginas