Ponte e ruas de recife

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação
Este trabalho visa relatar as experiências vivenciadas pelo grupo sobre a pesquisa de campo que foi realizada no centro da cidade do Recife nos locais que tem valores históricos especificamente pontes e ruas, esses locais esta presente no nosso dia a dia e que muitas vezes passa por despercebido a sua contribuição na historia do Recife. Esta pesquisa veio não só resgatar as raízesda nossa cidade como também relembrar que muitas dessas histórias esta adormecida pelo seu próprio povo e outros que realmente não as conhecem, no decorre das nossas observações verificamos que alguns anciões arriscaram em comentar sobre as pontes e ruas do Recife outros tentaram resgatar do fundo de sua memória recordações que pudesse contribuir para a nossa pesquisa porem embora a pesquisa fossesobre pontes e ruas apareceram outros fatores históricos que o homem também foi introduzido ampliando o valor histórico do local com outras historias que fez parte de outro contexto histórico.
Esta pesquisa foi pertinente para a nossa pratica pedagógica, pois demonstrou o quanto de certa forma ainda temos muito que aprender sobre a nossa cidade, e contribuir com o resgate da historia com a novageração que esta se formando, pois infelizmente nas escolas da nossa cidade ainda é muito pouco essa valorização das nossas raízes é preciso qualificar o docente para que tenha uma pratica pedagógica eficaz nessa nova geração de indivíduos alfabetizados e não letrados e conhecer que foram os sujeitos da construção da historia de seu povo.
É preciso leva-los ao conhecimento de suas origens evalorizando o respeito e o cuidado do patrimônio histórico da nossa cidade e a formação de sua historia. Pois trabalhando a formação histórica também podemos formar cidadãos críticos e reflexivos ativos na sociedade que possam também intervir na melhoria da qualidade de vida da sua cidade.

Relatório de Observação
O presente relatório tem por finalidade descrever as observações da pesquisa decampo realizada na cidade do Recife no dia 16 março de 2013. Iniciamos a pesquisa primeiramente sobre a Ponte Mauricio de Nassau- É a ponte mais antiga da América latina. Liga o bairro do Recife ao bairro de Santo Antônio. Foi a primeira ponte construída sobre o rio Capibaribe, A ponte teve sua construção iniciada em 1640 pelo arquiteto Baltazar de Affonseca, por ordem do conde Maurício de Nassau,feita em madeira, e inaugurada em 28 de fevereiro de 1644, sendo considerada a primeira ponte de grande porte do Brasil e a mais antiga da América Latina.
Sua construção foi criticada pela Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais por ter sido considerada dispendiosa demais para uma côlonia. A inaguração se deu no dia 28 de fevereiro de 1643 e a ponte foi chamada à época de Ponte do Recife. Nassuas cabeceiras havia dois arcos: o arco da Conceição, do lado do bairro do Recife, e o arco de Santo Antônio do lado do bairro homônimo.A ponte sofreu reformas em 1683 e 1742 e foi substituída por uma ponte completamente de ferro em 1865 tendo recebido, no ato da reinauguração, o nome de Ponte Sete de Setembro.
A segunda ponte teve pouca durabilidade, pois a maresia corroeu ferro daestrutura. Em 1917, a ponte foi reconstruída, dessa vez com a estrutura de concreto armado. Durante a obra de reconstrução foram retirados os arcos que existiam na ponte original, e, no ato da reinauguração, recebeu o nome que tem atualmente. Nas colunas da ponte atual há quatro grandes estátuas de bronze e duas placas com os dizeres .Na entrada desta ponte, a primeira feita no Brasil e levantadaneste local por Maurício de Nassau, o fundador da cidade, existiu o arco da Conceição, com uma das portas que se fechava, edificada em 1645 e demolida em 1913, por exigência do trânsito. As estátuas ali colocadas são:
* Uma mulher usando capacete à Minerva, em atitude de quem discursa;
* A deusa Deméter-Ceres, padroeira dos campos cultivados;
* Uma mulher com uma torre na cabeça e...
tracking img