Ponte estaida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No trabalho a seguir, contaremos um pouco sobre a cidade de São Paulo e sua evolução.
Falaremos também sobre a ponte Octávio Frias de Oliveira, conhecida como Ponte Estaiada.
Localizada na zona sul de São Paulo, foi construída para aliviar o trânsito de quem retorna do centro para a região do Morumbi e demais bairros do extremo Sul, Itapecerica da Serra e M’Boi Mirim, região quecontava apenas com 3 pontes para cruzar o rio Pinheiros.
A ponte estaiada de São Paulo é uma intervenção urbana, a qual detalharemos no decorrer do conteúdo.

Bandeira do Estado de São Paulo
História
São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo, localizado na Região Sudeste, e é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. É dividido em 645municípios e sua área total é de 248 209,426 km², o que equivale a 2,91% da superfície do Brasil. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul do mundo, com mais de quarenta e um milhões de habitantes, é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidadeglobal alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network.
Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político.
Tem como principais cidades: São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Campinas, Osasco, Santo André, São José dos Campos,Sorocaba, Santos e Ribeirão Preto, Piracicaba.
Etnias: brancos (67,9%), negros (5,8%), pardos (24,7%), indígenas e amarelos (1,6%)
A partir da década de 1970, iniciou-se em São Paulo um processo de expansão e deslocamento de atividades do setor de serviços, que antes se localizavam quase
exclusivamente no Centro da cidade e no entorno da Av. Paulista, rumo à região do vale do Rio Pinheiros. Aolongo deste período, as antigas áreas de várzea do rio transformaram-se em espaços de intensa valorização imobiliária, marcados pela presença de modernos edifícios de escritórios, hotéis de padrão internacional e numerosos shopping centers. Esta paisagem emergente destaca-se pelo seu poderoso valor simbólico, sendo considerada por muitos como um dos principais cartões-postais de São Paulo no iníciodo século XXI. Além disso, estas centralidades empresariais e de negócios são apresentadas por setores da mídia, da política e da academia como o elo que conecta São Paulo aos pólos centrais do sistema capitalista financeiro e informacional no contexto contemporâneo da globalização econômica. Segundo este discurso, a Marginal Pinheiros é um espaço urbano cujas funções estariam mais estreitamenterelacionadas aos centros de negócios de outras importantes cidades globalizadas do que ao restante da própria metrópole em que está inserida. No entanto, o forte caráter ideológico deste discurso mascara diversas contradições subjacentes ao processo de urbanização que produziu estas áreas, desviando a atenção acerca do caráter sistematicamente excludente das políticas e investimentos públicosconcentrados nesta região da cidade, em detrimento de outras regiões mais carentes de infra-estrutura e serviços públicos
Relevo
Com 85% de seu território entre 300 e 900 metros de altitude, a maior parte do território paulista é formada por planícies litorâneas estreitas, que são limitadas pela Serra do Mar, além de planícies no resto do território. O ponto mais alto do estado é a Pedra da Mina,com 2 797 metros de altitude. Oficialmente, as formas de relevo existentes no estado de São Paulo podem ser divididas nos seguintes tipos de unidades geomorfológicas: planície costeira, planalto atlântico, depressão periférica, cuestas basálticas e planalto ocidental.
Clima
Subtropical (Planalto Paulista) e tropical (norte e Vale do Ribeira)
Hidrografia
O rio Tietê percorre todo o território...
tracking img