Ponte empurrada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. BREVE HISTÓRIA DA CONSTRUÇAO DE PONTES

Desde os tempos mais remotos o homem necessita transpor obstáculos em busca de alimento, proteção, etc. É notado que já entre os povos primitivos, há pontes de madeira, cordas ou na forma de vigas (escoradas e armadas simples). Porem, as primeiras pontes poderão ter surgidos de formas naturais pela queda de troncos sobre os rios, processo na qual ohomem imitou e a partir daí surgiu às pontes feitas de troncos de arvores ou pranchas e ocasionalmente em pedras usando suportes simples e traves.
Desde cedo os povos civilizados construíam pontes eficientes, assim, os romanos se dedicavam à construção de pontes em arcos de pedras (vencendo vãos de até 30 m) desenvolvendo técnicas de projeto e construção que até hoje estão presentes naengenharia de pontes. Como exemplo desta tecnologia desenvolvida pelos romanos, pode-se destacar a ponte Sant’Angelo – 134 a.c sobre o Tibre, a ponte Alcántara em Toledo ou o aqueduto de Segóvia – Século I. Também os turcos se dedicavam a construção de pontes de pedras de grandes vãos em sua grande maioria na forma de arco gótico.
É na idade média é que começam a surgir as pontes com as mais diversasfinalidades: militares,comerciais,residenciaisoumesmoespirituais. É nessa época também que há uma maior diversificação dos arcos passando a ser não somente mais elegantes, mas também mais seguros e com uma maior facilidade de execução. Dentre as pontes projetadas e executadas na idade média pode-se destacar a Ponte Scaligero em Verona (1354), Ponte Vecchio em Florença; ponte sobre o Ródano emAvignon, ponte sobre o Danúbio em Regensburg, Ponte Karls em Praga, etc.
Com o advento da Revolução Industrial, no século XIX, foram desenvolvidos sistemas de armações em ferro-forjado para pontes mais largas, mas o ferro dificilmente possuía a força de tensão suficiente para suportar as grandes cargas dinâmicas exigidas nomeadamente pelo caminho de ferro com as recém inventadas locomotivas avapor. A invenção de novos métodos de fabrico do aço, que tem uma maior força de tensão, permitiu a construção de pontes mais aptas para estas novas necessidades. As pontes suspensas modernas fazem a sua aparição nesta época, primeiro com corrente metálicas e depois com fios de aço entrelaçados permitindo vãos cada vez mais extensos.
Entre meados do século XIX e meados do século XX, com o grandedesenvolvimento do caminho de ferro e das comunicações em geral, foram desenvolvidos numerosos projetos de pontes. O uso do aço em vez do ferro ou ferro-fundido veio possibilitar atingir vãos cada vez maiores.
A partir também de 1900 começaram a surgir também as primeiras pontes de concreto. Executaram-se, de inicio, arcos triarticulados, nos quais o concreto substituía a pedra como material deconstrução. Inicialmente o concreto armado foi chamado de concreto de ferro e foi utilizado para lajes de tabuleiros. Somente a partir de 1912 é que se começou a adotar pontes em viga e pontes em pórticos para vãos de até 30 m. simultaneamente as pontes em arco de concreto armado atingiram dimensões cada vez maiores, sendo que em 1941-45 foi construída na Suécia, a ponte de Sandö com 280 m de vãolivre.
As pontes de concreto protendido surgiram a partir de 1938 porem teve seu desenvolvimento interrompido pela guerra. Logo após 1948 o concreto protendido conquistou a construção de pontes, quando então começaram a ser construídas, de preferência, vigas de concreto protendido de ate 230 m de vão.

2. PROJETO DE PONTES

O projeto de uma ponte deve contemplar as seguintes etapas:

•Estudo Preliminar

O objetivo dessa fase é levantar elementos visando à determinação do comprimento da obra, possíveis pontos de apoio e a indicação de possíveis soluções estruturais. É interessante que se estude algumas alternativas e se opte pela menos onerosa. Os elementos necessários nessa fase são:

o Plantas cartográficasou topográficas existentes;

o Sondagens existentes;

o Dados...
tracking img