Ponte de macarrao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Cola é um matrial de grande importância no setor industrial, tendo em vista sua ampla gama de aplicação. A utilização desse produto pode passar por indústrias do setor calçadista, moveleiro, setor de embalagens, gráfico, de colchões e muitos outros mais.Graças a sua eficácia e à facilidade de aplicação também ganham uso no que diz respeito à montagem de componentes mecânicos,elétricos e eletromecânicos, empregados na produção de diversos produtos.
A fim de se firmar essa idéia, bem como fornecer conhecimentos mais específicos sobre este tema, foram realizadas pesquisas que estarão dispostas e discutidas neste trabalho.
COLAS
– Conceitos básicos

As colas sao um polimeros formulados à base de resina epóxi, endurecedores e vários outros compostos que após misturadostransformam-se num produto único de características irreversíveis. São materiais capazes de unir duas superfícies através da força de adesão e coesão interna, sem modificar significativamente as estruturas destes corpos. Podem ser descritos segundo os seguintes parâmetros:
forma física: cola líquida
tipo químico: cola de silicato, cola de resina;
Para um melhor avanço nos estudos referentes a essematerial é necessário apresentar alguns conceitos importantes:
- Substrato
Tecnicamente, são as superfícies a serem unidas por uma cola
- Adesão
É a capacidade de umectação e afinidade de uma cola ou mais substratos. A força de adesão está baseada nas forças de atração entre as moléculas da cola e das superfícies a serem coladas. Esta força é caracterizada por atuar entre a cola e osubstrato.
- Coesão
É a própria resistência interna oferecida a esforços da cola. Quanto mais forte forem as forças intermoleculares do adesivo, maior a coesão e conseqüentemente a resistência ao descolamento.



Figura 1: Fenômeno da adesão e da coesão, em nível estrutural
OBSERVAÇÃO: Os conceitos de adesão e coesão têm grande importância na detecção de problemas no processo produtivo. Tomemoscomo exemplo a produção de calçados: o emprego desses dois conceitos facilita e agiliza a detecção de falhas na colagem, como mostram as figuras abaixo.

Figura 2: Problema de adesão no solado Figura 3: Problema de adesão no cabedal

Figura 4: Problema de colagem Figura 5: Problema de matéria – prima

- Tempo aberto
É o máximo intervalo de tempo que se pode aguardar, desde aaplicação do adesivo, e ainda obter uma boa colagem. Dependerá do tipo de adesivo, da natureza dos substratos e das condições ambientais.
- Pega ou Tack
É a força de adesão inicial que se pode sentir na virtual ausência de pressão. Na prática, é a capacidade da cola em manter os substratos unidos de imediato, logo que postos em contato.
- Resistência à temperatura
É a capacidade da cola em suportaresforços e manter a junta a cola quando submetido a uma determinada temperatura. Dependerá da natureza da cola, de sua cura completa, do tipo e intensidade de esforços aplicados à junta cola.
Podem conter ou não solventes, e ser mono ou bicomponentes.
Como exemplos de termorrígidos temos: epóxi, poliuretanos, metacrilatos e silicones.
Cola epóxi
São compostas por duas soluções – a resina e oendurecedor. Essas duas partes devem ser bem misturadas, imediatamente antes do uso. Por isso, depois de preparada a cola epóxi deve ser usada completamente, inviabilizando a reutilização da quantidade preparada.
São muito fortes, duráveis e resistentes à água. A secagem dura cerca de 12 horas, mas tempo de cura total é de 24 horas. Recomenda-se o uso em metais, cerâmicas, alguns plásticos eborracha, mas não no caso de materiais flexíveis.
Super colas ou Colas instantâneas
Nome vulgarmente dado às colas de cianocrilato. Tem como principal vantagem a secagem rápida.
Formam uma liga muito forte, por isso devem ser aplicadas com moderação. Algumas marcas dão o tempo de secagem de 3 minutos, mas a cura total é de 24 horas.
Têm uso indicado em: metal, cerâmica, vidro, alguns plásticos e...
tracking img