Ponte da amizade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ponte Internacional da Amizade, ou simplesmente Ponte da Amizade, foi construída durante as décadas de 1950 e 1960. Liga a cidade deFoz do Iguaçu no Brasil e Ciudad delEste no Paraguai, passando sobre o rio Paraná.

O tratado de construção da ponte foi assinado em 29 de maio de 1956, pelos governos do Brasil e do Paraguai. No dia 14 denovembro de 1956foi criada a comissão encarregada do projeto e execução da obra. A ponte, na época de sua construção em 1962, foi recorde mundial de vão em ponte de concretoarmado e arco engastado com 290 metros.

A localização foi definida entre cinco pontos considerados ideais determinados após a execução de estudos hidrológicos do regimedo rio Paranádurante um período de vinte anos (outro recorde).

No mês de fevereiro de 1957 uma embarcação adernou enquanto era executado o levantamento demedidas batimétricas. Neste acidente faleceu o engenheiro Tasso Costa Rodrigues e outros integrantes de sua equipe enquanto os outros se salvaram.

Os números das medições comprovam agrandiosidade da obra. A região levantada para a construção, ou seja, a área da bacia a montante da ponte é de 870 mil km². Isto quer dizer que para determinar a melhorlocalização, foi necessário o levantamento de uma área maior do que aPenínsula Ibérica.

O local onde se encontra o canal entre Sete Quedas e Foz do Iguaçu era estreito, profundo e comáguas revoltas. Suas variações de nível em condições normais chegavam (antes da construção da Barragem de Itaipu) até dez metros em 36 horas, resultando uma oscilação 30 cmpor hora.

Em função da rapidez de variações do rio Paraná foi definido que a ponte deveria ter vão livre de 18 metros acima do nível da água mesmo em grandes cheias.
tracking img