Pont Du Gard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A forma estrutural mais utilizada ao longo do tempo foi a ponte em arco. Os romanos foram pioneiros nessa tecnologia com grandes construções de pontes e aquedutos. As rochas eram material predominante na construção dessas obras. Atualmente, com o progresso e descoberta de novos materiais os construtores passaram a utilizar pilares ou paredes em concreto armado para ajudar a suportaro tabuleiro superior de forma mais econômica e racional.
As primeiras pontes em arco construídas utilizando concreto armado surgiram na segunda década do século XX, substituindo as tradicionais pontes em arco isostáticas (triarticulados) de alvenaria de pedra, normalmente para construções acima de 30 metros, que gera boa eficiência estrutural. Com o surgimento do aço, concreto armado epeotendido, foi possível a construção de estruturas com vãos cada vez maiores.
Pont Du Gard:
Aquedutos foram concebidos para transportar água, pela força da gravidade por sí só, enviando-o em uma pista de decida continua. . Construído cerca de 50ªAc,séc II nos reinados de Cláudio e Nero, o aqueduto ao qualpertence a pont du gard alimentou durante 5 séculos a cidade de Nímes . No passado a cidade contava com a mola em Nemausus para as suas necessidades com água, com a população em expansão precisava de um aqueduto em Nîmes. O aqueduto transportava a água da nascente Eure, 50km de distancia para a torre de água em NÎmes enchendo assim as fontes das cidades e fornecendo agua para sanitários e nas ricasresidências, o aqueduto conduzia por gravidade 30 000m³ a 40 000m³ de água corrente por dia. . Os engenheiros projetaram um caminho descendo gradualmente ao longo de todo comprimento do canal. Para conseguir isso eles enterraram o canal em uma pedra vala-alinhada.
CONSTRUÇÃO
É formada por três níveis dearcos, medinho 275m e 49m do solo. É construída por 3 filas sobrepostas- 6 arcos no primeiro nível, 11 arcos no segundo nível e 35 arcos na origem. O tubo (specus) do aqueduto tem uma largura constante de 1,35 m . É coberta com uma cobertura protegido por um revestimento de argamassa e cal.
Trata-se da mais alta ponte conhecida no mundo romano, foi erguida a partir de pedras talhadas, que garanteuma grande resistência a construção, além de terra e argamassa e cal que também foram utilizados nessa construção. Seus arcos foram construídos antes de serem colocados no local apropriado. Para que fosse possível facilitar a sua “pré-fabricação” todas as medidas tinham a mesma base e todos os perfis a mesma forma semicircular, e as aduelas estavam dispostas no solo de modo a permitir umaverificação prévia da construção, estando marcados com uma letra e um número. Houve 5400 toneladas de pedras que foram utilizados para está construção, durante um período de 3 a 5 anos, foram pelo menos um milhar de homens trabalhando. Seu peso total constitui em 50 000 toneladas e seu volume 20 000m³. Localizado a 600 metros a jusante da ponte , na margem esquerda do Gardon, a carreira de Estel foium dos principais locais de extração de pedras usadas para a construção da Pont du Gard.
PONTE CONFEDERATION
Com a intenção de tornar a viagem marítima mais fácil e conveniente, a Ponte Confederation foi projetada e construída para unir as províncias canadenses orientais de Prince Edward Island e New Brunswick. É a ponte mais longa sobre uma área de mar coberta por gelo. Era comumente referidocomo o "Link Fixo" por residentes de Prince Edward Island, antes da sua nomeação oficial. Construção ocorreu a partir do outono de 1993 à primavera de 1997, custando US $ 1,3 bilhão. A 12,9 quilômetros (8 mi) ponte longa abriu em 31 de Maio de 1997. Em 1873 a colônia britânica de Prince Edward Island junta o Domínio do Canadá, sob certas condições, pelas leis constitucionais do Canadá. E uma das...
tracking img