Pompeia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pompéia
Introdução:
Era uma das prósperas cidades do Antigo Império Romano, foi fundada nos séculos VI a VIII a.C. . Suas construções eram características dae Roma Antiga. Algumas de suas importantes obras eram: Edifício de Eumachia, a Basílica de Pompeia, o Fórum de Pompeia, o Templo de Apolo, Templo de Vespasian, Templo de Júpter, o Macellum, o Teatro de Pompéia, o Quadriporticus, o Teatro deOdeon, a Palestra Grande e o Amfiteatro de Pompéia, o mais antigo anfiteatro do mundo.
Até hoje, algo em torno de 80% das ruinas de Pompeia foram excavadas e estudadas, nos dando uma imagem de como a cidade foi construida e organizada.
Pompéia era circundada por uma parede de três quilometros que continha oito portões.Possuia uma conecção por estradadas, que eram extremamente retilíneas, epossuia também um sistema de esgoto subterraneo, e até um local para onde iriam as feses de todos os cidadãos da cidade.
A cidade possuia uma população de 8.000 a 10.000 pessoas, sendo que 60% eram de homens livres e 40% de escravos. Os Escravos, em sua maioria, vinham do leste e quase todos possuiam boa educação, alguns até com mais estudos que seus donos. Uma família próspera de pompéia,possuia, normalmente, dois ou três escravos, famílias maiores possuiam vários, dentre eles médicos e professores. Um escravo poderia garantir a sua liberdade pelo seu dono, ou pagando uma larga quantidade de dinheiro se tornando um "homem libertado". Curiosamente, é citado em textos bíblicos que Pompeia e Herculano, eram Sodoma e Gomorra que foram castigadas por Deus por serem cidades mergulhadas daLuxúria. Isso Definiu boa parte da arquitetura da cidade que era composta de várias tabernas e próximas à, elas, vários bordéis e casas de prostituição. Haviam entralhes de genitálas de forma pública nas ruas e nas paredes externas dos edifícios. O que indicava que grande parte da economia da cidade era movida pelo sexo. Alguns a identificavam como a cidade da diversão, algo como Las Vegas dos temposantigos.
Mas Popéia também era uma cidade muito proxima ao mar, antes do incidente do Vesúvio, a cidade era afastada apenas 500 metros do mar, atualmente a distância é de 2 quilometros. Além disso, foram encontratos artefatos de locais longínquos como Egito e Índia, comprovando que Pompéia possuia uma conexão com o mundo externo muito ampla, e que possuiam conhecimento de navegação. O que fezdesta cidade um local onde havia muita properidade e riquesa, por estar estrategicamente posicionada. Comprova-se a riqueza da população de Pompéia pois em um dos cemitérios, foi encontrado o corpo de uma mulher junto a sua riqueza, que corresponde à maior riqueza encontrada junto a um corpo. Assim como todo o Roma Antiga, Pompéia possuia luxuosas casas de banho, altamente decoradas com esculturas eafrescos. A cidade possuia um intricado sistema de distribuoção de água para as casas de banho, as casas dos mais ricos e para fontes públicas. As casas de banho posuiam fontes, lavatórios, piscinas, banheiras e latrinas. A cidade era dotada de várias fontes publicas a cada 4 blocos, fornecendo assim água para toda a cidade. O Fórum da cidade é localizado a Oeste junto a outros edifícios públicos,e os templos eram agrupados em torno deles. O Grande Teatro é ao Sul, e o Anfoteatro é localizado ao Leste. Algo em torno de dois terços da cidade era ocupada por edifícios privados que incluem, mercados, escritórios, hotéis e casas. A área fora da cidade era a necrópole ou cemitério. O pórtico de pompéia era localizado originalmente perto da costa, mas a exata localização dele não foiidentificada, no entanto, vários prédios foram descobertos.

The Movement of Water
through Housess in Pompeii
By Christi Cottrill 
3200:450 Special Topics, Pompeii, Spring 2002
| Introduction

It is amazing that Pompeii, a city that existed so long ago, had such a complex water system. Ancient Rome is famous for its luxurious public baths, but much less is known about the movement of water...
tracking img