Pompagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pompagem

Definição: Constitui uma técnica de terapia manual, proporcionando o alongamento das estruturas envolvidas, estimulando a circulação de líquidos e, consequentemente, promovendo um alívioda tensão na musculatura atingida.
Foidesenvolvida por um osteopata Norte-Americano chamado Cathie, e o francês Marcel Bienfait.
Pompagem significa, necessariamente, falar de ação no tecidoconjuntivo, são elas intervenções realizadas no tecido conjuntivo, que consistem em realizar uma distenção terapêutica na fáscia muscular relacionada com movimentos respiratórios.

Objetivos daPompagem:

Relaxamento muscular: Nos casos de contratura e retrações, quando as moléculas de actina e miosina interpenetram-se excessivamente, há diminuição do comprimento muscular, no que são seguidaspelos elementos conjuntivos do músculo. A pompagem, realizada no sentido das fibras musculares, promove um deslizamento dessas moléculas em sentido contrário e aumenta o comprimento total do músculo.Favorecimento da circulação: Os tecidos conjuntivos representam mais de 60% do conjunto dos tecidos corporais. Neles estão incluídas as fáscias que envolvem e estruturam a musculatura corporal. Noâmbito desses tecidos, ocorre a circulação de água livre, não canalizada, responsável pelas trocas vitais de aporte de elementos nutritivos e retirada de toxinas. Se uma retração muscular, umacicatriz, um edema provocarem uma estase, haverá
ausência de mobilidade entre as fáscias, e a circulação de água livre, denominada lacunar, não ocorre eficientemente, porque depende da mobilidade entre ostecidos, visto não haver uma bomba a ela destinada. Neste caso, a pompagem deve ser realizada com o objetivo de liberar os bloqueios e promover a circulação lacunar.

Indicações:
· Contraturasmusculares não agudas
· Estase liquida (ausência de movimento do liquido intersticial)
· Encurtamentos e tensões musculares
· Dores musculares não agudas
· Disfunções miofascias em geral....
tracking img