Pomares de citrinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pomares de Citrinos

Os pomares de citrinos são aqueles que são constituídos essencialmente por produções de laranja, tangerina, tânjara, toranja e limão, sendo que a laranja é a espécie maiscomum, tendo em 2005 ocupado cerca de 79% da área total de citrinos em Portugal.
A principal região de produção de citrinos é o Algarve, que tem 65% das áreas de laranjeiras e 81% das tangerineiras. Estassão, de facto, as duas espécies de produção mais elevada em quase todas as regiões agrárias nacionais, sendo as regiões de Entre Douro e Minho e da Beira Litoral as únicas excepções. Nas regiõesautónomas esta tendência mantém-se, registando-se inclusive uma preponderância ainda maior das laranjeiras face às restantes espécies citrinas.
Infelizmente as áreas de pomares de citrinos têm vindo adiminuir ao longo dos anos, sendo que no período compreendido entre 1990 e 2006 registou-se uma diminuição de 15% nas áreas de pomares de citrinos, fixando-se agora numa área de 20 000 hectares. Noentanto, nesse mesmo período, ao contrário dos outros citrinos, a laranja registou um aumento na sua produtividade. Isto deveu-se essencialmente ao facto de a produção de laranjeiras estar ao abrigo defactores tais como a instalação ou reconversão de novos pomares, resultante das crescentes exigências do mercado bem como pela acção e orientação do sector para uma maior e melhor produção; melhoria detécnicas de cultura e variedades; apoio à indústria, que permite uma garantia do escoamento dos frutos.
No entanto, este tipo de exploração tem o mesmo problema que grande parte das exploraçõesagrícolas existentes, ou seja, está dependente da existência de condições climatéricas favoráveis à produção. Assim sendo, segundo anteveu o Boletim Mensal Agricultura, Pescas e Agro-indústria, do INE, aprodução de laranja, ao contrário do que vinha acontecendo até 2006, sofreu uma quebra de 15%, devido essencialmente a um elevado teor de humidade durante a floração.
A nível económico, os citrinos...
tracking img