POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

5810 palavras 24 páginas
POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
J. C. Medeiros1 e L. B. Dourado2 1Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e docente de políticas públicas educacionais no Instituto Federal de Brasília (IFB)
2 Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB) e docente de língua espanhola no Instituto Federal de Brasília (IFB)

RESUMO

O advento das nocas tecnologias da informação e comunicação reconfigurou as formas e os processos de ensino e aprendizagem, sobretudo no âmbito da educação a distância- EaD. Assistimos a crescente expansão da oferta de cursos na modalidade a distância, em especial na educação superior. Nesse sentido, as políticas públicas voltadas para a formação de professores adotam como estratégia de oferta a EaD para garantir a democratização do acesso. Entretanto, convém refletir acerca das condições de implementação e operacionalização dos cursos de licenciatura, em especial daqueles voltados à formação de professores de língua estrangeira. A competência oral é um dos aspectos a serem desenvolvidos no itinerário formativo do futuro professor de língua estrangeira e, com base nesse ponto, levantamos o seguinte questionamento: em que medida podemos analisar a política de expansão da EaD na perspectiva da formação para o ensino de língua estrangeira? Pretendemos problematizar as condições materiais e concretas das políticas de formação dos professores sob a perspectiva das competências que devem ser desenvolvidas para a prática docente.

PALAVRAS-CHAVE: políticas públicas, formação de professores, educação a distância.

TITULO EM INGLÊS/ESPANHOL
ABSTRACT/RESUMEN

O abstract/resumen do trabalho será precedido pelo subtítulo abstract/ resumen, fonte Arial, corpo 12, maiúscula, negrito. O texto do resumo utilizará a fonte Arial, corpo 12, alinhamento de parágrafo justificado, sem recuos à direita ou à esquerda e com espaçamento entre linhas SIMPLES.

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas