POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM UM CONTEXTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

1655 palavras 7 páginas
POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM UM CONTEXTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

Disciplina: Políticas Públicas Educacionais no Contexto Brasileiro
Docente: Dulce Mari da Silva Voss
Discente: Tayne Melo Motta
Ano/ Período: 2015/ 2°
Data: 27/05/2015
Turma: LP11

CONTEXTUALIZAÇÃO:
Globalização;
Mercantilização da Educação;
A globalização é um processo que abrange vários campos, sendo ele econômico, social, político, cultural, entre outros. Através da qual as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias e realizam transações financeiras e comerciais.
Este processo ocorreu após 1991, vigorando a chamada mundialização capitalista. Neste momento, o capitalismo era o único sistema econômico vigente e por isso se fortaleceu. A globalização impulsionou o desenvolvimento dos transportes reduzindo os custos e o tempo de deslocação, a revolução nas tecnologias da informação e comunicação com a internet sendo o meio para a transmissão universal e instantânea de informações e no plano e econômico e financeiro ocorrendo à proliferação das grandes corporações e consequentemente a concentração de grandes riquezas.
Entretanto, há desvantagens geridas por este processo, uma delas é a exclusão social daqueles que não possuem recursos para ingressar no mercado, gerando a desigualdade entre alguns países, pois há aqueles mega desenvolvidos e outros muito atrasados, dependendo muitas vezes de outros países. Há também o aumento do consumismo e a tecnologia passa a ser usada para fins ilegais, como tráfico humano, de drogas e armas.
A globalização se expandiu entre as nações, também, através do sistema neoliberal, surgido no século XX na Inglaterra e que se consolidou no governo de Margareth Tatcher.
No Brasil, o neoliberalismo ocorreu no governo de Fernando Collor de Mello que viabilizou as privatizações através das intervenções mínima do Estado na educação, na saúde e na economia. Algumas praticas neoliberais no país são as terceirizações( ex: segurança e limpeza )e as franquias (

Relacionados

  • Estado e políticas públicas educacionais reflexões sobre
    5743 palavras | 23 páginas