Política da saúde – a criança e o adolescente portador de doenças com alta complexidade sob os cuidados do instituto da criança (icrhcfmusp)

2931 palavras 12 páginas
POLÍTICA DA SAÚDE – A CRIANÇA E O ADOLESCENTE PORTADOR DE DOENÇAS COM ALTA COMPLEXIDADE SOB OS CUIDADOS DO INSTITUTO DA CRIANÇA (ICrHCFMUSP) 1. INTRODUÇÃO Neste trabalho, abordamos a política da saúde e o nosso objeto de estudo foi o Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina de São Paulo. O motivo da escolha por esta instituição foi por atender crianças e adolescentes portadoras de doenças raras, por realizar transplantes de fígado e medula óssea e por seu atendimento abranger não só o Brasil, mas, a América Latina. Conhecemos a infraestrutura, os planos e projetos, os profissionais envolvidos. Mediante a entrevista com a Assistente Social e por meio da observação , foi possível perceber as subjetividades que a princípio não são evidentes. Após a pesquisa realizada, relacionamos todas as objetividades e subjetividades observadas aos conceitos e conhecimentos advindos das disciplinas do 3º semestre: Política Social I, Fundamentos Históricos e Metodológicos do SS I, Estudos Sociais Latino Americanos,Estruturas Familiares,Planejamento e Gestão Social e Economia. Nosso objetivo foi explicitar o funcionamento da Instituição, como a mesma entende a política social da saúde, se a consideram de fato um direito social.

2. CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA O Instituto da Criança (ICr) do hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo atende pacientes de todo o Brasil e América Latina, de 0 a 18 anos, através de 21 especialidades médicas.
Inaugurado em 1976, o hospital foi preparado para atender doenças de alta complexidade como síndromes raras, câncer, Aids, realizar transplantes de fígado e de medula óssea. Os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais do Instituto da Criança são orientados pelos pilares fundamentais de um hospital-escola: Assistência, Ensino, Pesquisa e contam com o apoio do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da

Relacionados