Polybat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Polybat
Histórico
O esporte foi pesquisado e desenvolvido através de pesquisa em meados dos anos 80 pelos professores e estudantes da Universidade Nottingham Trent. No Brasil, foi introduzido no ano de 1997, pelo Diretor Técnico da ANDE, Professor Ivaldo Brandao Vieira. • 1995 – workshop de jogos internacionais da Floresta de Sherwood;
• 1996 – Adoção pelo CP -ISRA como um esportedemonstrativo;
• 1997 – World Games Robin Hood (competição demonstrativa);
• 1998 – 1º Campeonato Regional realizado no Brasil, na cidade de Cuiabá/MT;
• 1999 – 2º Campeonato Regional realizado na cidade de Campo Grande/MS;
• 2000 – 3º Campeonato Regional realizado na cidade de Goiânia/GO.
Polybat: Um Jogo Para Pessoas Com Paralisia Cerebral
O polybat ou tênis de mesa lateral, como também éconhecido, é uma nova prática esportiva que foi criada na Inglaterra em meados dos anos 80. Surgiu como alternativa recreativa para aqueles que não possuíam o perfil funcional do bocha adaptada e não conseguiam praticar o tênis de mesa convencional.
O jogo permite que qualquer pessoa pratique esta atividade como, por exemplo: paralisados cerebrais, pessoas que tiveram acidente vascular encefálico,espinha bífida, distrofia muscular, lesão medular, paralisia infantil, enfim não se restringe quanto ao comprometimento motor, basta que o praticante tenha a possibilidade de segurar a raquete e movimento de membros superiores.
O polybat é dividido em classes quanto a coordenação e domínio de membros que o indivíduo possua (classificação funcional). A classe “A” é a mais baixa, na qual os alunosparticipantes são os mais comprometidos em seguida aparecem as classes “B”, “C” e “D”, respectivamente. As principais distinções entre as classes são que na classe “A” o jogador fica somente sentado; nas classes “B” e “C” o jogador fica sentado ou em pé, conforme o equilíbrio de membros inferiores que ele possua. Na classe “D” o jogador fica somente em pé.
Essa classificação procura comparar ograu de severidade e a distribuição topográfica do acometimento, em função das capacidades para a prática esportiva, bem como estabelecer um ponto de partida justo e igualitário para as competições.
O jogo pode também ser disputado em duplas, a divisão é por classe e não por sexo, desta forma homens e mulheres participam juntos.
O esporte pode ser usado como uma atividade ou uma série desituações para aqueles indivíduos com limitações que impeçam a sua participação no tênis de mesa convencional/recreativo, como por exemplo: aulas de Educação Física, recreação e lazer, reabilitação e competições esportivas.
É uma atividade de adaptação e regras simples que pode ser desenvolvidas com sucesso em escolas, clubes, associações de deficientes, entre outros, como veremos a seguir.
PerfisFuncionais
• Classe a:
a) Tem dificuldade de cobrir a largura da mesa na defesa;
b) Não podem ser capazes de retornar a sua posição ereta de jogo e, portanto não estão sempre na melhor posição para a próxima batida;
c) Tem dificuldades em orientar a raquete para a mesa, de forma que a bola é levantada, causando o quicar;
d) As rebatidas são fracas, mas eles mantêm a bola em jogo, ou seja, abola consegue passar da linha central na maioria dos casos. Não possuem uma batida direta muito forte;
e) Esses jogadores jogam predominantemente um jogo de resposta e defesa, baseando na reação da bola à medida que ela chega a eles;
f) Tem dificuldade de reagir, para antecipar o caminho da bola;
g) Geralmente precisam diminuir a velocidade da bola e reposicioná-la antes de retornar abatida.

• Classe B:
a) Os jogadores nesta classe são capazes de alcançar e cobrir a largura para frente e dos lados da mesa;
b) São capazes de antecipar rebatidas e podem se colocar à posição correta em antecedência para rebater a bola;
c) São capazes de controlar o ângulo da raquete para com a mesa eliminando
a possibilidade da bola quicar, na maioria dos casos;
d) Direcionam as suas...
tracking img