Poluiçauumm

1134 palavras 5 páginas
Significa degradação do ambiente por meio de fatores que possam ser prejudiciais a este. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia (luz, calor, som): os chamados poluentes. O marco desse problema foi a Revolução Industrial, trazendo consigo a urbanização e a industrialização. Com a concretização do capitalismo, propiciado por este momento histórico, o incentivo à produção e acumulação de riquezas, reunido à necessidade superficial de se adquirir produtos novos a todo o momento, fez com que a idéia de progresso surgisse ligada à exploração e destruição de recursos naturais.
A poluição está diretamente ligada ao consumismo, pois, quando mais produtos são consumidos, mais e mais os antigos precisam ser descartados, e em sua maioria em rios, lixões a céu aberto e lugares inapropriados.
Tipos de poluição
A poluição sonora é aquela causada pelo excesso de ruídos como aqueles causados pelos carros, máquinas e etc., bastante comuns nos grandes centros urbanos e a qual o homem, de certa forma, acabou se acostumando (o que na signifique que não seja prejudicial).
Outra grande fonte de poluição, principalmente nos meios urbanos é a poluição visual. As imagens de outdoors, cartazes, e diversos outros meios de comunicação servem para transmitir informações, entretanto, o uso excessivo destes recursos pode ser considerado poluição. O tema “poluição visual” é algo ainda bastante novo e, talvez por isso, ainda muito controverso.
A poluição atmosférica é aquele que afeta as condições do ar que respiramos. Suas principais fontes são as indústrias e os automóveis que lançam diversos tipos de gases na atmosfera como o dióxido de carbono, óxidos de enxofre e materiais particulados. A poluição dos corpos hídricos (rios, lagos, etc.) é talvez a mais comum de todas as poluições. Durante toda a sua historia o homem sempre procurou locais próximos a cursos d’água para se estabelecer e acabou comprometendo a qualidade das águas ao lançar esgotos de

Relacionados