Poluicao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
TÉCNICAS E ECONOMIA DE TRANSPORTES
 
 
 
 
DANIEL DADALTO SCHULTZ
TADEU ALCURI MARIANELLI
VINICIUS SOUZA DE MORAES
 
 
 
 
 
ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS PARA O SISTEMA DE TRANSPORTES URBANOS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VITÓRIA
2012
 
 
DANIEL DADALTO SCHULTZ
TADEU ALCURI MARIANELLI
VINICIUS SOUZA DEMORAES
 
 
 
 
 
 
 
ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS EM SISTEMAS DE TRANSPORTE
 
 
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Espírito Santo - UFES como pré-requisito para aprovação da disciplina Técnicas e Economia de Transportes, ministrada pelo Prof. Antônio Luiz Caus.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VITÓRIA
2011
Sumário
 
2-​Objetivos​
3-​Biodiesel​
4-​Etanol​5-​Célula de Combustível​
5.1- Veículos movidos a células de combustível​
6-​Automóveis Híbridos​
6.1- Ford Fusion Híbrido​
6.2- O Primeiro avião híbrido​
7-​Aeromóvel​
7.1- Tecnologia e Princípio de Funcionamento​
8-​Conclusão​
9-​Referências​
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1- Introdução
 
Umas das principais preocupações da vida moderna é ofato de necessitarmos cada vez mais de energia para suprir nossas necessidades, como consequência disso optamos por meios baratos e que nem sempre são ecologicamente corretos. É inegável que a demasiada poluição a qual estamos sujeitos seja proveniente dos sistemas de transportes, estes, que utilizam a queima dos combustíveis fosseis como fonte de energia.
Uma alternativa para se reduzir estapoluição são os combustíveis renováveis, que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar. Com o desenvolvimento de novas tecnologias já é possível a fabricação de carros com baixos níveis de poluição, podendo chegar a zero, e de combustíveis renováveis extremamente eficientes, garantindo assim formas de energia para as próximas gerações.
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2- Objetivos
 
 
Apresentar alternativas energéticas para os sistemas de transportes como os biocombustíveis (álcool e biodiesel) e as células de combustíveis (hidrogênio) além de veículos híbridos e pneumáticos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3- Biodiesel
 
A cada ano vem aumentandoo consumo combustível derivado do petróleo, como gasolina e diesel, que causam grandes impactos ambientais, pois a queima de derivados de petróleo contribui para o aquecimento  global, por elevar os níveis de CO2 na atmosfera denominado efeito estufa, e além do problema ambiental também tem o lado politico, que a cada ameaça de guerra ou crise internacional o preço do barril de petróleo aumenta. O biodiesel é um combustível renovável derivado de óleos vegetais, fabricado a partir de fontes renováveis como (mamona, soja, girassol, babaçu, e demais oleaginosas) através de um processo químico chamado transesterificação onde são separadas a glicerina e a gordura ou do óleo vegetal, o qual gera dois produtos, ésteres e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões).
O biodiesel emitemenos poluentes que o diesel derivado do petróleo, quanto maior a quantidade de biodiesel na mistura menor será a emissão de gases poluentes, permite que se estabeleça um ciclo fechado de carbono no qual o CO2 é absorvido quando a planta cresce e é liberado quando o biodiesel é queimado na combustão do motor. Não contem petróleo e o seu uso num motor convencional resulta, quando comparado com aqueima do diesel mineral, numa redução substancial de monóxido de carbono não queimados, a mistura com o diesel mineral pode ser usado em qualquer veiculo com motor movido a diesel, e podendo alternar usando hora o biodiesel hora o diesel como nos carros flex, gasolina e etanol.
Para que ser identificada a proporção de biodiesel na mistura com o diesel foi adotada uma nomenclatura bastante...
tracking img