Poluicao pontual e difusa na bacia hidrografica do lageadinho em rondonopolis-mt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS - CUR
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

POLUICAO PONTUAL E DIFUSA NA BACIA HIDROGRAFICA DO LAGEADINHO EM RONDONOPOLIS-MT

RONDONÓPOLIS
2011-07-07

Gustavo Benedito Medeiros Alves

Trabalho apresentado a disciplina de Trabalho Orientado I, da Universidade Federal deMato Grosso, como requisito parcial de avaliação (1° Semestre) para conclusão da mesma.
Orientador: Prof. Dr. Silvio Negri

RONDONÓPOLIS
2011-07-07

1 INTRODUÇÃO

A água é fundamental para diversas atividades humanas e é essencial ao equilíbrio do meio ambiente. Segundo o World Resources Institute (WRI/ONU, 2001), o Brasil detém cerca de 14% de toda água disponível no planeta Terra,contudo, 80% destes encontra-se disponível na região amazônica e abastece apenas o equivalente a 5% da população brasileira.
Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea, 2008), o estado de Mato Grosso possui um território com 906.806 km², o que corresponde a 10,61% da área total do Brasil, sendo privilegiado por possuir uma das maiores reservas de água doce disponíveisneste país, e de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA/MT, 2006) é o principal responsável pelas nascentes das três grandes bacias hidrográficas brasileiras, a Amazônica com 592.382 km2, a Araguaia-Tocantins com cerca de 132.238 km2 e a Platina ou Paraguai com 176.800 km2.
A Bacia hidrográfica do lageadinho encontra-se inserido na Bacia do rio vermelho, no bairro do jardim dasflores, em Rondonópolis Com uma área de 11.000 km² e localiza-se entre as coordenadas geográficas de 14º 32’ 00’’ / 15º 40’ 00’’S e 56º 15’ 00’’ / 54º 40’ 00’’W, abrangendo áreas de 7 municípios: Acorizal, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Rosário Oeste. (CÂNDIDO; SANTOS, 2010)
Segundo Guimarães 2004 o bairro jardim das flores apresenta-se como umassentamento sem infra-estrutura, onde as manifesta dos problemas ambientais acumulam-se, sem uma decisão que ofereças essas melhores condições de vida e moradia
Essa área merece atenção quanto a fontes de poluição pontuais e difusas que nela são verificadas, pois grande parte do solo da bacia hidrográfica é ocupada por agricultura comercial e pastagens (OLIVEIRA; SANTOS, 2010). Os regimes daschuvas são bem definidos na área da Bacia, sendo a estação seca entre os meses de maio e setembro e a chuvosa de outubro a abril com uma precipitação média anual em sua área em torno de 1.500mm, contudo podem variar entre 1.280mm a 2.100mm, podendo a estação chuvosa concentrar até 83% do total anual. (KONRAD; SANTOS, 2008).
Este regime de chuvas intensas (normais em regiões tropicais) pode contribuirpara um alto índice de erodibilidade laminar nas áreas dos relevos residuais existentes próximos a foz do Rio Manso e nas escarpas do contato do planalto com a depressão em função da composição do solo e das formações geológicas encontrados na região da bacia hidrográfica. (CÂNDIDO; SANTOS, 2010)
Com crescimento urbano, o avanço da agropecuária e outras formas de uso da terra como a mineraçãoem todas as suas formas, inclusive garimpos, cada vez mais aumentam as formas de poluição dos rios e outros corpos d’água na bacia. Formas de poluição que podem ser caracterizadas como pontuais em função dos efluentes domésticos e industriais e difusas, em função dos resíduos provenientes da agropecuária (PRADO; NOVO, 2005).
O emprego de geotecnologias, como os sistemas de Informações Geográficas(SIG), voltadas para estudos ambientais, tem auxiliado bastante nas analises das vulnerabilidades da Bacia do Manso, confrontando as alterações decorrentes das ações humanas com aquelas das próprias fragilidades naturais desse ambiente.
Segundo Mendes (1998), a utilização de técnicas de geoprocessamento consiste em um instrumento de grande potencial para o estabelecimento de planos integrados...
tracking img