Poluicao hidrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.abrh.org.br/informacoes/rerh.pdf

POLUIÇÃO HIDRICA: CAUSAS E CONSEQUENCIAS. Régis da Silva Pereira Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) - Campus Pelotas regis@pelotas.ifsul.edu.br ou regissp@vetorial.net
SUMMARY: The economical and population growth and the development of the urban and industrial activities cause several problems related to the water quality. In general, thesources of water pollution are domestic sewers, industrial spillings, drainage of urban areas, etc. Each pollution source has their own characteristics and implications in the water quality. This work presents the main water pollution sources, their characteritics and effects in water quality, as well as the maximum concentration established in Brazil. The brazilian environmental laws areconsidered very good, but its application is very deficient causing the decrease of their water resources.

INTRODUÇÃO
A qualidade dos ecossistemas aquáticos tem sido alterada em diferentes escalas nas últimas décadas. Fator este, desencadeado pela complexidade dos usos múltiplos da água pelo homem, os quais acarretaram em degradação ambiental significativa e diminuição considerável na disponibilidadede água de qualidade, produzindo inúmeros problemas ao seu aproveitamento. .A água pode ter sua qualidade afetada pelas mais diversas atividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais. Cada uma dessas atividades gera poluentes característicos que têm uma determinada implicação na qualidade do corpo receptor. A poluição pode ter origem química, física ou biológica, sendo que emgeral a adição de um tipo destes poluentes altera também as outras características da água. Desta forma, o conhecimento das interações entre estas interações é de extrema importância para que se possa lidar da melhor forma possível com as fontes de poluição. Em geral, As conseqüências de um determinado poluente dependem das suas concentrações, do tipo de corpo d´água que o recebe e dos usos daágua. Para a definição de limites de concentrações de cada poluente o CONAMA dividiu os sistemas hídricos em 13 classes de acordo com o tipo e usos de suas águas. Esta classificação denominada como enquadramento, e a definição das concentrações dos despejos para cada classe tem suas limitações, porém é um ponto de referência para a fiscalização e gerenciamento dos recursos hídricos. O trabalho aseguir tem como objetivo dar uma idéia do que são e quais são as principais fontes de poluição hídrica, usos da água, limites ambientais de poluentes e da classificação dos corpos d´água realizada pelo CONAMA.

FONTES DE POLUIÇÃO
De forma genérica, a poluição das águas decorre da adição de substâncias ou de formas de energia que, diretamente ou indiretamente, alteram as características físicas equímicas do corpo d’água de uma maneira tal, que prejudique a utilização das suas águas para usos benéficos. Torna-se importante ressaltar a existência dos seguintes tipos de fontes de poluição (Tucci, 1998): atmosféricas, pontuais, difusas e mistas.

As fontes de poluição atmosférica são classificadas em fixas (principalmente indústrias) e móveis (veículos automotores, trens, aviões, navios, etc.).Quanto aos fatores que causam a poluição dividem-se (Santos, 2002): naturais que são aqueles que têm causas nas forças da natureza, como tempestades de areia, queimadas provocadas por raios e as atividades vulcânicas; e artificiais que são aqueles causados pela atividade do homem, como a emissão de gases de automóveis, queima de combustíveis fósseis em geral, materiais radioativos, queimadas,etc. A poluição atmosférica é a que possui efeitos mais globais, devido a maior facilidade de dispersão dos poluentes envolvidos neste tipo de poluição, já que em geral são emissões de gases e particulados a temperaturas da ordem de centenas de ºC e velocidades que podem atingir dezenas de m.s-1 (Poluição, 2003) A segunda, denominada fonte ou poluição pontual, refere-se àquelas onde os poluentes...
tracking img