Poluição industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Professor José Rodriguez Leite
Ensino Médio
Turma: D Série: 2 Turno: Tarde

Nomes: Aline Lima
Ana Luiza de Lima
Dhayara Cristina
Julia Alves

N: 05, 08, 16 e 23

Poluição Industrial

Rio Branco - Acre
2011
Escola Professor José Rodrigues Leite
Ensino Médio
Turma: D Série: 2 Turno: Tarde

Nomes: Aline, Ana Luiza, Dhayara e Julia
N: 05, 08,16, 23

Poluição Industrial

Trabalho apresentado a disciplina de Artes, pelos alunos Aline, Ana Luiza, Dhayara e Julia no dia 29 de abril de 2011 e mostrado ao professor de geografia, Ribamar.

Rio Branco – Acre
2011
Sumário
1. Introdução
2. Poluição das águas
2.1. Poluição dos oceanos
2.2. Poluição dos mares
2.3. Poluição dos rios
3. Poluição do ar
3.1. Inversão térmica3.2. Ilha de calor
3.3. Smog
3.4. Redução das camadas de ozônio
3.5. Efeito estufa
3.6. Aquecimento global
4. Consequências para a saúde humana
5. Possíveis soluções
6. Conclusão
7. Bibliografia

1. Introdução

O desenvolvimento industrial ocorreu de forma extremamente acelerada a partir da revolução industrial, após meados do século XIX. A partir desteperíodo, a poluição ambiental causada pelo homem aumentou consideravelmente e de modo descontrolado, de forma que as relações entre o homem e o seu meio ambiente se modificaram.
A crescente quantidade de indústrias atualmente em operação, especialmente nos grandes pólos industriais do mundo, tem causado o acúmulo de grandes concentrações de metais nos corpos hídricos como rios, represas e nos marescosteiros. Isto ocorre, pois grande parte das indústrias não trata adequadamente seus efluentes antes de lançá-los no ambiente.
A poluição industrial ocorre em todos os meios da biosfera, na água doce, nos oceanos, na atmosfera e no solo. Conseqüentemente as comunidades biológicas dos ecossistemas estão em contato com substâncias e materiais não naturais, a maioria dos quais causando algum tipo dedano ecológico. A poluição industrial afeta diretamente o homem, uma vez que estamos sujeitos a ingerir água e alimentos contaminados e respirar o ar poluído.

2. Poluição das águas
Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, tendo como principal causa o descaso da humanidade. O resultado da contaminaçãotraduz-se como água poluída.

3.1. Poluição dos oceanos
  Quase todos os rios carregam poluentes para o oceano.Além disso, as cidades costeiras contribuem para a poluição dos mares lançando, nas águas, esgotos e outros resíduos urbanos.
       A grande extensão dos oceanos dilui os poluentes. Entretanto, como o despejo de materiais vem ocorrendo ano após ano, a concentração de muitassubstâncias está aumentando perigosamente, principalmente nas plataformas continentais, onde se concentra grande parte da vida marinha.
       Cerca de 35% de todo o esgoto domiciliar acaba alcançando os oceanos, sem receber nenhum tipo de tratamento, e contaminando as águas e as praias com bactérias fecais. A presença de material orgânico em grande quantidade, resultante do despejo de esgotos innatura, acarreta eutrofização da águas, e o aumento excessivo da população de certas algas pode provocar episódios de marés vermelhas.
       Os oceanos são contaminados por agentes químicos, como DDT, outros inseticidas e mercúrio, resultantes da atividade agrícola ou industrial. Objetos de plástico são lançados em grande quantidade nos oceanos e permanecem no ambiente por séculos. Embora sejamquimicamente inertes, podem matar animais aquáticos por sufocação quando engolidos ou retidos nas brânquias.
       Um grave aspecto da poluição oceânica é o comprometimento da comunidade aquática. Embora as águas costeiras representam apenas 0,5% de todo o volume dos oceanos, elas concentram mais de 90% de toda a biomassa marinha. Acredita-se que mais de 50% doa ecossistemas marinhos já...
tracking img