Poluição do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4482 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Poluição do solo

Resumo:
Diversos contaminantes chegam ao solo através de inúmeras atividades humanas, como a agricultura, mineração, energia nuclear, e disposição de resíduos industriais e urbanos, neste artigo, estará especificado que ocorre no processo de contaminação, qual a importância do solo, seus métodos de detecção dos contaminantes, quais as melhores formas de agir sobre estesmesmo, recuperando os solos das melhores maneiras, causando os menores danos possível ao solo, e também ao ser humano.

Abstract
Some contaminates they arrive to the ground through innumerable activities human beings, as agriculture, mining, nuclear energy, and disposal of industrial and urban residues, in this article, it will be specified that it occurs in the contamination process, which theimportance of the ground, its methods of detention of the contaminante, which the best forms to act exactly on these, recouping ground in the best ways, causing the lesser damages possible to the ground, and also to the human being.

Palavras chave. Contaminantes, solo, resíduos, recuperando, detecção.

Introdução
O solo é a camada mais fina da crosta terrestre e fica na sua superfícieexterna, grande parte desta camada é composta por nutrientes onde são desenvolvidos os vegetais, é formado como resultado da fragmentação e alteração química das rochas, e do subsequente estabelecido de microorganismos que colonizam os minerais. Este também é um recurso natural vital para o funcionamento do ecossistema terrestre e dos ciclos naturais, apresenta inúmeras funções, como filtro, acumulador,amortecedor e transformador de diversos compostos que circulam entre a atmosfera, hidrosfera e organismos vivos, sendo o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação, controlando o fluxo de água e sua qualidade, fazendo parte integrante do ciclo hidrológico e de outros ciclos biogeoquímicos. A preocupação com os processos de poluição dos solos vemcrescendo em todo o mundo, dado aos graves efeitos que podem ocasionar sobre a humanidade. O artigo 72 da lei nº 3858/80, decreto nº 28.687/82 diz que, ’’Poluição de solo e de subsolo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substância ou produtos poluentes em estado sólido, líquido ou gasoso’’. A alteração na qualidadedo solo ocorre devido a poluentes atmosféricos, defensivos agrícolas e fertilizantes, e a disposição de resíduos industriais, urbanos, tóxicos e radioativos. O solo é parte integrante dos ecossistemas, pela sua participação nos ciclos biogeoquímicos. A fim de atender à crescente necessidade de alimentos, acarretados pelo crescimento crescimento populacional, a produção e o uso de adubos sintéticosque normalmente contem impurezas e podem contaminar o solo, vem aumentando drasticamente. Com o homem e sua atividade industrial, apareceu a poluição ambiental. O descobrimento do fogo e a consequente poluição do ar. Assim como a salinização e o esgotamento de terras agrícolas, foram as causas dos primeiros impactos negativos do homem sobre o meio ambiente. O solo tem diversasfunções para o planeta, ocasiona a sustentação da vida e do habitat para pessoas, animais plantas e outros organismos, tem papel importante na manutenção do ciclo da agua e dos nutrientes, protege a agua subterrânea, conversa as reservas minerais e de matérias primas. A poluição do solo afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana,à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, de origem humana, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

Poluição Ambiental

Para um melhor entendimento de como ocorre este tipo de degradação, começamos especificando o termo poluição ambiental, que segundo a política nacional do meio ambiente (lei...
tracking img