Poluição das àguas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Poluição das águas

Diversas são as fontes de poluição que contaminam os recursos hídricos. Os influentes resultantes de atividades agrícolas, industriais e comerciais , bem como os dejetos gerados pelos seres humanos , têm sido lançados historicamente na vala comum dos rios. Apesar de as leis ambientais de controle da poluição das águas terem evoluído ao longo dos tempos, isso não impediu olançamento constante de enormes volumes de rejeitos industriais, agrícolas e domiciliares nos cursos hídricos, que tiveram sua qualidade de água comprometida e usos limitados.
A água e um recurso fundamental para a subsistência de todas as formas de vida no planeta. Esse recurso indispensável vem sofrendo grande pressão em várias partes do mundo, que devera aumentar em função do crescimentopopulacional e do aumento da produção agrícola e industrial. São grandes os desafios para o gerenciamento do recurso da água, que envolve a solução de problemas como a escassez, degradação da sua qualidade e alocação adequada do seu uso.
Os recursos hídricos estão distribuídos de forma desigual pelo planeta, alguns países os têm em abundancia, outros são sujeitos à escassez. E assustador imaginar,segundo os dados da ONU, que a metade dos 12.500quilômetros cúbicos de água doce disponíveis no planeta já estão sendo utilizados, considerando – se que a população mundial devera dobrar nos próximos 50 anos e que na década de 90 o nível de consumo da água cresceu duas vezes mais que o nível de crescimento da propia população . Segundo estudo recente da ONU, intitulado Comprehensive Assessment ofthe Freshwater Resources of the World (Analises dos Recursos de Água Doce do Mundo), de 1997, cerca de 460 milhões de pessoas, mais de 8 % da população mundial, vivem em paises com seria falta de água. Outra quarta parte da população mundial vive em regiões que deverão sofrer futuramente seria falta desse recurso.
Atualmente, cerca de um quinto da população não tem acesso à água em condições depotabilidade e um terço da população mundial não tem acesso ao saneamento básico. A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 5 milhões de pessoas morrem por ano por doenças relacionadas ao consumo da água não potável e falta de acesso a saneamento básico e condições de higiene adequadas .Esse números incluem 3 milhões de crianças que morrem de doenças diarréicas, transmissíveis pela água .O acesso à água doce e um dos problemas ambientais, econômicos e de saúde mais graves que afetam os paises em desenvolvimento. A falta de água e sua poluição causam problemas graves de saúde publica, limitam o desenvolvimento econômico e agrícola e prejudicam os ecossistemas. A manutenção de estoques de água potável para consumo humano (na agricultura, nas casas e nas indústrias) e para oequilíbrio dos ecossistemas e um desafio crescente para muitas sociedades. A alocação dos recursos hídricos para esses diferentes usos também tem se tornada bastante complexa. Algumas estimativas demonstram que no ano 2025 , quando a população mundial provavelmente terá atingido a cifra de 8 bilhões de pessoas , toda a água acessível no mundo para consumo será necessária para atender as necessidades deprodução agrícola , uso domestico e industrial e para o atendimento as necessidades dos ecossistemas .
O primeiro grande desafio que se coloca para a humanidade e a tomada de consciência de que não existe um suprimento inesgotável de água potável no planeta. Algumas medidas devem ser promovidas para garantir o suprimento de água em quantidade e padrões aceitáveis. O grande desafio da atualidadereside em reduzir o nível de degradação da água, por meio de medidas como conservação, melhoria do saneamento básico, redução da utilização de pesticidas, produção industrial mais limpa e gerenciamento do consumo.
Algumas medidas citadas pela organização não-governamental Consumers International sobre esse tema que podem ser promovidas pelos consumidores de água são:
*Instalação de válvulas...
tracking img