Poluição atmosferica

Páginas: 29 (7120 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
Instituto Superior de Educação e Ciências

Disciplina: Introdução ás Questões Ambientais Docente: Isabel Abreu dos Santos

Elaborado por:

Sérgio Barros nº 20060687 Daniel Estebainha nº 20060627

Porto, 12 de Janeiro de 2008

“ Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: a super povoação, o desaparecimento dosrecursos naturais e a destruição do meio ambiente. Triunfar sobre estes problemas, vistos sermos nós a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação.” Jacques Yves Cousteau (1910-1997)

2

INDICE 1 – INTRODUÇÃO……………………………………………………………. 2 – POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA……………………………………………... 2.1 - PRINCIPAIS FONTES DE POLUIÇÃO………………...………… 2.2 - PRINCIPAIS POLUENTES ………………………………………. 3 – EFEITOS NOAMBIENTE RESULTANTES DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA………………………………………………………... 3.1 – SMOG ………………………………………………………...…… 3.2 - EFEITO ESTUFA ………………………………………. ………... 3.3 – BURACO DE OZONO ………………………………………. …… 3.4 – CHUVAS ÁCIDAS ……................................................................... 4 – EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA SAÚDE HUMANA …... 5 – LEGISLAÇÃO SOBRE A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM PORTUGAL 6 -CONCLUSÃO……………………………………………………………… 7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………………...……………………. 04 06 09 10 12 12 13 15 16 17 21 24 25

3

1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Introdução a Questões Ambientais, leccionada pela docente Isabel Abreu dos Santos. Foi-nos solicitado que efectuássemos um trabalho que tivesse uma abordagem sobre questões ambientais. Assimsendo escolhemos o tema “Poluição Atmosférica”, visto ser um tema de grande interesse para toda a humanidade e que é habitualmente discutido. A poluição atmosférica é definida como a presença de substâncias estranhas na atmosfera, resultantes da actividade humana ou de processos naturais, em concentrações suficientes para interferir directa ou indirectamente na saúde, segurança e bem-estar dos seresvivos. A queima de biomassa, em ambientes externos e internos, utilizada desde a pré-história para produção de energia, tem sido uma das importantes fontes antropogênicas de poluição atmosférica. A partir da Revolução Industrial, surgiram novas fontes de poluição do ar devido à queima de combustíveis fósseis nos motores a combustão e nas indústrias siderúrgicas e, mais recentemente, nos veículosautomóveis, além dos produtos químicos. Estes processos não foram acompanhados de análises que pudessem avaliar o seu impacto sobre o meio ambiente, a toxicidade dos resíduos produzidos e os prováveis danos à saúde. Todos os anos morrem quatro mil portugueses vítimas da poluição atmosférica. A Comissão Europeia, estima em mais de 300 mil o número de europeus que morrem prematuramente por ano, devidoà má qualidade do ar que respiram. Portugal ocupa a 13.ª posição no ranking dos países da UE onde a situação é mais preocupante. A poluição é também responsável pela redução da esperança média de vida dos residentes dos estados-membros em cerca de nove meses. O aumento da morbilidade e mortalidade relacionados com as elevações abruptas da concentração de poluentes do ar no início do século XX,estimularam a realização de diversos estudos epidemiológicos e experimentais, que identificaram os principais poluentes e suas repercussões sobre a saúde. Baseados nestes dados, vários países estabeleceram padrões de qualidade, ou seja, os limites máximos tolerados, a partir dos quais, a população exposta sofreria danos de saúde.

4

Ao longo deste trabalho serão abordadas questões relacionadascom a dinâmica da atmosfera e os factores que contribuem para a poluição do ar, identificando as fontes de poluição e os respectivos poluentes; os efeitos que esses poluentes têm no meio ambiente e na saúde das pessoas e, por fim uma breve referência à legislação em matéria de ambiente produzida pelo Governo desde a alguns anos até ao presente.

Com a realização deste trabalho pretende-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição atmosférica
  • Poluição atmosférica
  • Poluição atmosférica
  • Poluição atmosferica
  • Poluição atmosférica
  • poluição atmosférica
  • poluição atmosferica
  • poluição atmosferica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!