Poluição atmosférica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
1.0 Definição A poluição atmosférica pode ser definida como qualquer condição atmosférica na qual as substâncias estão presentes em uma concentração alta o suficiente, durante um determinado tempo, acima dos níveis normais do ambiente para produzir um efeito mensurável no homem, animais, vegetação e materiais.

Emissão

Comportamento atmosférico inicial

Processosatmosféricos

Deposição úmida e seca

Impacto nos receptores

Impacto no clima

2.0 - Composição da Atmosfera A atmosfera é uma mistura de gases, caracterizada por substâncias cujas concentrações permanecem estáveis ou constantes durante milênios, ver tabela 2.1, e aquelas que variam diariamente, sazonalmente e de local para local, apresentados na tabela 2.2 Tabela 2.1: Gases atmosféricos -concentrações constantes Gás Concentração (ppmv) Nitrogênio (N2) 780.840,00 Oxigênio (O2) 209.460,00 Argônio (Ar) 9.340,00 Neônio (Ne) 18,18 Hélio (He) 5,24 Criptônio (Kr) 1,14 Hidrogênio (H2) 0,50 Xenônio (Xe) 0,09

O nitrogênio e o oxigênio, totalizam quase 99% do volume de ar seco, o 1% restante é devido ao argônio e os outros elementos. Embora o nitrogênio e oxigênio sejam abundantes, eles têmpequena ou nenhuma importância nos processos atmosféricos. O nitrogênio serve como uma molécula percussora para a formação do nitrato de nitrogênio (NO3- ), necessário pelas plantas para produzir aminoácidos, proteínas, clorofila e ácidos nucléicos, moléculas que são essenciais, direta ou indiretamente a todas as coisas vivas.

COORDENAÇÃO DE METEOROLOGIA

CEFET-RJ 1/20

Tabela 2.2: Gasesatmosféricos - concentrações variáveis Gás Concentração (ppmv) Vapor d’água 0,1 – 30.000,00 Dióxido de carbono (CO2) 360,00 Metano 1,72 Óxido de nitrogênio (NOx) 0,33 Monóxido de carbono 0,11 Ozônio (O3) 0,02 Amônia 0,004 Dióxido de nitrogênio (NO2) 0,001 Dióxido de enxofre (SO2) 0,001 Óxido nítrico (NO) 0,0005 Sulfito de hidrogênio 0,00005 O dióxido de carbono que está presente em uma pequenaquantidade é um importante constituinte do ar em temos meteorológicos. Como o dióxido de carbono é um eficiente absorvedor da energia emitida pela superfície terrestre, é de grande interesse dos meteorologistas porque influencia o fluxo de energia através da atmosfera. Embora, a proporção de dióxido de carbono seja relativamente uniforme, sua porcentagem tem aumentado constantemente nos últimos cemanos. Esse aumento é atribuído a queima de combustível fóssil, tais como carvão, petróleo e gás natural, que no período de 1890 a 1970 aumentou mais de 10 vezes. Uma parte desse dióxido de carbono é absorvida pela água do oceano ou é utilizado pela plantas, mas aproximadamente 50% permanecem no ar. Estes valores são variáveis devido à atuação do homem e da própria natureza, que lançam diversassubstâncias químicas na atmosfera. A variedade de substâncias na atmosfera é grande o suficiente para classificá-las em diversas maneiras, quanto: a) Composição Química - compostos contendo enxofre. - compostos contendo nitrogênio - compostos contendo carbono - compostos halógenos - substâncias tóxicas - compostos radioativos b)Estado Físico Pode ser gasoso, liquido ou sólido. Os dois últimos estadosimplicam que o material está presente na atmosfera em forma de particulado. Logo a divisão correta seria: gasoso e particulado. particulado - consiste de uma variedade de partículas sólidas e líquidas que possuem uma ampla faixa de tamanhos.

COORDENAÇÃO DE METEOROLOGIA

CEFET-RJ 2/20

poluentes gasosos - estes poluentes se misturam com os gases atmosféricos presentes no ar sobre condiçõesnormais e tendem a se manter em suspensão. c) Fonte Natural: ocorre como conseqüência dos processos naturais, tais como spray marinho, combustão espontânea em floresta, processos biológicos (decomposição de plantas animais), erupções vulcânica, tempestade de areia Antropogênica: queima de combustível fóssil, uso agrícola, plantas químicas e nucleares, testes atômicos. As fontes antropogênicas...
tracking img