Poluentes químicos, físicos, biológicos e tecnológicos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A poluição está presente desde o início dos tempos, direta ou indiretamente, sempre provoca um efeito negativo no equilíbrio ambiental, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e também no ecossistema.
Os agentes de poluição são chamados de poluentes. Que podem ser de natureza física, química, biológica e/ou tecnológica.
Apresentarei, nas páginas a seguir, osprincipais poluentes dessa natureza, no meio ambiente.

POLUENTES FÍSICOS

Os poluentes físicos são aqueles que podem estar presentes, por exemplo, no local de trabalho, em nossas casas, etc. Eles são considerados um grande risco de saúde, pois podem afetar e conduzir a incapacidade em desenvolver o trabalho.
Os poluentes físicos mais conhecidos são:

* Ruído.
* Iluminação.
* Radiaçõesionizantes.
* Vibrações.

Poluição Sonora

Esta refere se ao fato de causar danos provocados por sons em volumes que superam os níveis considerados normais e adequados para os seres humanos. Porém, também muitas vezes é tomado como base o impacto dos ruídos dos motores de embarcações, os rojões (para animais como vacas, bois, cães e gatos) e até mesmo a interferência de ruídos urbanos nacomunicação das aves.
Diferente das outras, a poluição sonora não deixa resíduo, pois possui um menor raio de ação, e também não é transportada por nenhuma fonte natural; só podemos percebê-la pela audição. Por isso, muitos subestimam os graves efeitos dos ruídos, ainda que ela possa trazer muitos danos à saúde humana.
Exposição: entende-se pelo contato desprotegido a altos níveis de pressãosonora por tempo suficiente para provocar uma lesão auditiva (são passados os limites estabelecidos de altura sonora).
Esta situação está presente em várias atividades da vida diária, de forma desprotegida e voluntária, como usar fones de ouvido com o volume muito alto.
Tecnicamente, não é só o ruído, qualquer som possui uma quantidade de energia que se propagam pelo meio ambiente na forma de ondasaté o ouvido do receptor. O que varia é a intensidade e a pressão da distância e do meio físico.
O som dos ruídos é controlado em níveis decibéis (dB). A partir de 85 dB, os sons já são danosos aos ouvidos:
* Um grupo de amigos conversando em tom normal chega a 55 dB;
* O ruído de um escritório chega a quase 64 dB;
* Um caminhão pesado em circulação chega a 74 dB;
*Em creches foram encontrados níveis de ruído superiores a 75 dB;
* O tráfego de uma avenida de grande movimento pode chegar aos 85 dB;
* Trios elétricos num carnaval fora de época têm em média de 110 dB;
* O tráfego de uma avenida com grande movimento em obras com britadeiras até 120 dB;
* Bombas recreativas podem proporcionar até 140 dB;
* Discoteca a intensidade sonora chega até 130 dB;* Um estádio cheio de vuvuzelas pode chegar até 140 dB.

Danos à saúde

A poluição sonora atrapalha bastante, e independente dos níveis sonoros serem agressores aos ouvidos, a poluição sonora pode causar estresse, e com isto, interferir na comunicação, perturbar o sono, o descanso e relaxamente, impedir a concentração e aprendizagem, e pode criam um estado de cansaço e tensão tão grave quechega a afetar o sistema nervoso e cardiovascular.

Sons não ruidosos como o trânsito e os ruídos industriais são potencialmente agressivos para o órgão auditivo; a poluição sonora freqüente, por exemplo, através de aviões pode causar danos à saúde mesmo através de ruídos baixos.

O ponto de ataque da poluição não é o ouvido, e sim o sistema endócrino, principalmente as glândulas que produzem ocortisol. Assim, até níveis de ruído a partir de 45 dB podem ser nocivos à saúde humana. Já 55 dB podem ser considerados realmente incômodo.

Emissões sonoras entre 60 a 75 dB causam stress físico. Este tipo de poluição pode causar uma hipertonia arterial e provoca doenças circulatórias, como o enfarte do miocárdio.

Prevenção
Para nos prevenirmos dos efeitos da poluição, num primeiro...
tracking img