Poluentes orgânicos persisentes

4095 palavras 17 páginas
O que são POPs?
Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs): são substâncias sintéticas pertencentes a vários grupos químicos. Os hidrocarbonetos aromáticos podem tornar-se mais estáveis quando um ou mais átomos de hidrogênio é substituído por um átomo da família dos halogênios (flúor, cloro, bromo ou iodo). A produção da soda cáustica obriga a uma paralela produção em larga escala do cloro (Cl2) um subproduto industrial de pouco valor comercial, direcionado para a síntese de diversos agentes tóxicos, tais como os agrotóxicos organoclorados, biocidas, solventes, plásticos (PVC), etc. Por esta razão, os POPs mais perigosos, em função também de sua grande disponibilidade, são os derivados da família dos ORGANOCLORADOS, que contém em sua molécula pelo menos um átomo de carbono e outro de cloro acompanhados ou não de átomos de hidrogênio e oxigênio.
O que caracteriza uma substância como POPs é a persistência no ambiente durante longos períodos; a bioacumulação nos tecidos gordurosos dos seres vivos; a toxicidade aguda e crônica mesmo em baixas concentrações; e transporte, ou seja, a capacidade de percorrer longas distâncias, até milhares de quilômetros de sua fonte de origem. Entre outras anomalias à saúde humana, pode causar problemas no sistema imunológico, cardiovascular, endócrino, gastrintestinal, respiratório, reprodutivo e finalmente o câncer. E coloca em risco real a reprodução dos seres humanos e dos animais, devido sua característica de causar interferências hormonais durante a gestação levando a malformações estruturais nos fetos.

Para que servem?
As medidas de controle dos POPs incidem numa lista de 12 compostos químicos, agrupados em três categorias. A lista inclui:

8 pesticidas (aldrina, clordano, DDT, dieldrina, endrina, heptacloro, mirex e toxafeno) 2 químicos industriais (PCBs e hexaclorobenzeno, este também usado como pesticida) 2 subprodutos involuntários de processos industriais de combustão (dioxinas e furanos).

Estas substâncias

Relacionados