Polo produtivo de macaé

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- História e ocupação
A economia fluminense apresenta elevada polarização em torno do município do Rio de Janeiro (sede do estado), pois parte expressiva das unidades de negócios está localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e nas regiões adjacentes. No entanto, a partir dos anos 80, esse estado encontra-se em uma situação de crise e somente viria a apresentar sinais derecuperação a partir de meados dos anos 90.
Em 1974 o futuro da região ganhava novas perspectivas com a descoberta de Petróleo na plataforma continental da Bacia de Campos. A Petrobras elege por razões logísticas a cidade de Macaé como sua base de operações para extração do petróleo offshore, embora Campos dos Goytacazes fosse a principal cidade regional. Águas abrigadas, proximidade dos poços então em fasede pesquisa, maior proximidade com o porto do Rio de Janeiro, o que facilitava o transporte dos pesados equipamentos industriais e da mão-de-obra envolvida são as razões apontadas para essa localização. São, portanto, questões de ordem natural e logísticas que determinam a localização da principal base de operações na região.
Diante disso, outras empresas, particulares, inclusivemultinacionais, prestadoras de serviço passam também a montar sedes na cidade.
O surgimento de uma atividade econômica promissora que utiliza tecnologia de ponta, numa região caracterizada pela monocultura canavieira tradicional traz impactos na dinâmica de desenvolvimento. Cria novas perspectivas na população de Macaé, do Norte Fluminense e em todas as pessoas, independente de localização geográfica, quevêem possibilidade de se inserir na cadeia produtiva do petróleo.
Municípios do Norte Fluminense - 2000

Fonte: IBGE
Elaboração do autor

- Dinâmica Populacional da Região através de Indicadores
Um primeiro item a ser analisado é a estrutura populacional e a dinâmica demográfica não só da área estudada, mas também de sua mesorregião e unidade de federação a fim de contextualizar o queocorre em Macaé.

Percentual da População Urbana - 1980 – 2000

Fonte: IBGE
Na busca por indicadores que expressem o acelerado ritmo de crescimento de Macaé, em virtude da presença da indústria petrolífera, buscamos o número de empresas na cidade em dois momentos. Mesmo que o primeiro momento observado seja 1996, ou seja, bem depois do início das atividades petrolíferas, observamos natabela abaixo que a cidade de Macaé apresenta uma taxa anual geométrica de crescimento bem acima dos números estaduais, e também do Norte Fluminense.

Cabe mencionar que os números da mesorregião observada são puxados para cima, pois ela agrega o município de Macaé. Se fossem considerados todos os municípios do Norte Fluminense excetuando Macaé, teríamos uma taxa geométrica anual de crescimento de6,57. Esse é um fato que confirma a suposição de que, os dados econômicos da Região Norte Fluminense são muitas vezes puxados para cima devido à descoberta de petróleo. Como veremos a seguir, o desenvolvimento econômico se faz presente em alguns municípios desta mesorregião, mas ele não ocorre de maneira homogênea, privilegiando algumas cidades.

- O município de Macaé
O capital ali investidopela Petrobrás e pelas empresas privadas, além dos royalties e participações especiais, recebidos mensalmente pela prefeitura devido à extração de petróleo são importantes elementos de modificação da paisagem urbana, pois geram inúmeros desdobramentos. Ramires (1991) nos mostra o quanto a chegada da indústria citada altera a dinâmica de desenvolvimento de Macaé:
Em 1978 a cidade de Macaé, noEstado do Rio de Janeiro, foi
atingida por um verdadeiro boom, quando a PETROBRÁS
implantou o porto que seria o elo de ligação com as plataformas
de exploração de petróleo na Bacia de Campos. Junto com a
estatal vieram 126 empresas de prestação de serviços, 5000
novos empregos foram criados e 1000 carros passaram a circular
pelas ruas estreitas da cidade. Novas agências bancárias foram...
tracking img