Polo aquatico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PÓLO AQUÁTICO


A História do pólo aquático no Mundo:

Não existem muitos registros de quando e como o pólo aquático começou a ser praticado. O que se sabe é que ele surgiu durante o século 18, na Europa, como uma espécie de entretenimento durante as competições de natação muito extensas e era praticado principalmente em rios e lagos. O nome pólo seria derivado de “pulu”, nome daborracha importada da Índia de que era feita a bola.

A princípio tratava-se apenas de uma versão aquática do rúgbi, este sim, um esporte já estabelecido. O formato, contudo, foi ganhando popularidade entre diversos países. Os ingleses estabelecerem as primeiras regras para as partidas, mas foi um irlandês, William Wilson, quem colocou as duas metas e aproximou a modalidade do futebol.Em 1900, já popular em diversos países, o pólo aquático foi adicionado aos Jogos Olímpicos de Paris, sagrando-se a primeira modalidade coletiva da história do evento. Em Saint Louis-1904, entretanto, o pólo aquático foi disputado somente por equipes dos Estados Unidos. A Alemanha estava inscrita, mas desistiu de disputar a competição ao saber que as regras utilizadas seriam as norte-americanas.Em 1908 foi criada a Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de Pólo Aquático em nível mundial e, três anos depois, a entidade adotou as regras anglo-escocesas como um padrão para a modalidade, pondo fim às diferentes normas que existiam no pólo aquático mundial.

Com as novas regras, o póloaquático passou a requerer resistência e técnica de um nadador, uma vez que os atletas chegam a percorrer cerca de cinco quilômetros em uma mesma partida. Domínio da técnica para o drible, o arremesso e o passe também são fundamentais. A força de um jogador de rúgbi completa o perfil dos atletas de pólo aquático, que se caracterizam por terem braços longos, uma vez que 85% de seu corpo ficam dentro daágua.

A Hungria é a grande potência mundial, dominando a modalidade até a década de 70. Depois deste período, os húngaros enfrentaram um jejum de 24 anos. Em Sydney-2000, a equipe européia voltou a vencer, fato que se repetiu em Atenas-2004. As Olimpíadas na Austrália marcaram também o ingresso do pólo aquático feminino nos Jogos Olímpicos, e o primeiro lugar no pódio ficou com a seleçãoanfitriã.






Pólo Aquático no Brasil:



O pólo aquático não demorou a chegar ao Brasil vindo da Europa. Já no início do século 20, o esporte era praticado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A exemplo do que acontecia no Velho Continente, os jogos eram disputados em águas abertas, principalmente nas praias cariocas. A primeira partida de pólo aquático no Brasil que se temnotícia aconteceu em 1908, na praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro.

O primeiro jogo internacional foi contra os vizinhos argentinos e aconteceu na Baía de Guanabara, em 1919. Neste período, o esporte desenvolvia-se também no sul do país, graças ao projeto da Universidade Federal de Santa Catarina que obrigou a prática da modalidade nos seus cursos de graduação.

Enquanto isso,em São Paulo, Espéria, Clube de Regatas Tietê e o Clube Atlético Paulistano também organizavam suas equipes. Não era mera coincidência os clubes paulistanos que começaram no esporte foram aqueles que ficavam às margens dos rios Pinheiros e Tietê e já praticavam outros esportes náuticos.

A participação brasileira nos Jogos Olímpicos é pouco expressiva. A primeira do país foi naAntuérpia-1920, quando terminou em oitavo lugar dentre doze participantes. Na época, atletas da natação também participaram da seleção de pólo aquático. Mais do que isso, a equipe brasileira masculina que entrou na piscina na Bélgica foi a primeira a participar em um esporte olímpico coletivo.

Nos Jogos de Los Angeles-1932, uma nota lamentável. A seleção brasileira foi desclassificada da...
tracking img