Pollyana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil na era pombalina

O período pombalino vai de 1760 á 1808 e leva esse nome devido ás reformas realizadas na metrópole e nas colônias portuguesas realizadas pelo marquês de pombal.
No século XVIII, a Europa enfrentava a crise do antigo regime. Ao absolutismo e ao mercantilismo opunham-se os ideais liberais, que culminariam nas revoluções burguesas.
A nação que lidera este processo notranscorrer dos séculos XVI ao XIX é a Inglaterra, que se antecipando a essas alterações políticas e econômicas, surgiu como uma grande potência transformadora da economia europeia ao iniciar o capitalismo industrial. Passa a ser beneficiado pelos próprios lucros coloniais portugueses, especificamente a partir do século XVII. Com o Tratado de Methuen em 1703 o processo de industrialização emPortugal é sufocado. Seu mercado interno foi inundado pelas manufaturas inglesas, em quanto á Inglaterra se comprometia a comprar os vinhos fabricados em Portugal. Canaliza-se, assim, para a Inglaterra o Capital Português, diante da desvantagem dos preços dos produtos agrícolas em relação aos manufaturados e também afetava a colônia porque as riquezas naturais daqui eram levadas á Inglaterra, parapagamento de dívidas.
Desta maneira enquanto uma metrópole estava em decadência (Portugal) outra estava em ascensão (Inglaterra). Sem acompanhar as transformações na Europa, Portugal vinha tentando superar o atraso pelo fortalecimento do Estado.
O monarca ilustrado Dom José I nomeia Sebastião José de Carvalho e Melo o marquês de Pombal em primeiro ministro. Como gestor dessa reorganizaçãoadministrativa e econômica ele procurou modernizar o reino e a cultura portuguesa a fim de manter o absolutismo real. Nesse sentido, combatia toda forma de opressão.
No Brasil predominava a cultura canavieira, a estrutura social se baseava na classe dominante dos senhores de engenho cujo poder se fundava na propriedade da terra e na exploração agrícola por meio do trabalho escravo. Com o ciclo econômico damineração surgiu uma organização social diferente. O processo de urbanização provocou o aumento da população nas cidades, dando inicio a uma pequena burguesia. Este ciclo econômico provocou mudanças no Brasil que começavam a abalar a manutenção do pacto colonial nos moldes tradicionais.
Entre elas devem ser destacadas:
* Revolta de Filipe dos Santos (1720)
Ocorreu na Vila Rica de NossaSenhora do Pilar do Ouro Preto, como era então denominada a atual cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, tendo por um de seus líderes o idealista Filipe dos Santos Freire, que muitas vezes dá nome à revolta.
Entre suas causas diretas estava à criação das casas de fundição, proibindo a circulação de ouro em pó e o monopólio do comércio dos principais gêneros por reinóis (lusitanos), e queobteve do Governador, o Conde de Assumar, uma enérgica reação que culminou com a execução do principal líder, Filipe dos Santos.
* Conjuração Mineira (1789)A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de natureza separatista abortada pela Coroa portuguesa em 1789, na então capitania de Minas Gerais, no Estado do Brasil, contra, entre outros motivos, a execuçãoda derrama e o domínio português. * Conjuração Baiana (1798)A Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que seus líderes exerciam este ofício) e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no ocaso do século XVIII, na então Capitania da Bahia, no Estado do Brasil.Os revoltosos buscavam conquistar:Proclamação da República, diminuição dos impostos, abertura dos portos, fim do preconceito e aumento salarial.Reformas PombalinasPombal percebeu que era necessário tirar o maior proveito possível da colonia, era necessária uma mais intensa fiscalização das atividades aqui desenvolvidas. Pretendendo sanear a deficitária economia de seu país, o novo ministro combinou ações que reforçavam as práticas...
tracking img