Poliuretano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - POLIURETANO


Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização.
Trata-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporçõesrelativas que seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta.
Poliuretano (denominado pela sigla PU) é um polímero que compreende uma cadeia de unidades orgânicas unidas por ligações uretânicas, tem este nome porque são formados por unidades de uretano, ou carbamato. É amplamente usado em espumas rígidas e flexíveis, em elastômeros duráveis e em adesivos de alto desempenho, em selantes, emfibras, vedações, gaxetas, preservativos, carpetes, peças de plástico rígido e tintas.

Ele é um material extremamente resistente, flexível e durável, e pode tomar o lugar de tinta, algodão, borracha, metal, madeira e em milhares de aplicações em todos os domínios. Poliuretano pode ser difícil, como fibra de vidro, macios, como espuma de estofados, proteção como o verniz, bouncy como rodas deborracha, ou como cola pegajosa. Desde sua invenção na década de 40, o poliuretano tem sido usado em tudo, desde brinquedos de bebê para as asas do avião, e continua a ser adaptado para a tecnologia contemporânea.


É uma substância classificada como um polímero com base na sua estrutura química. Um fabricante de poliuretano pela combinação de um diisocianato e um diol, dois monômeros, atravésde uma reação química. Isso faz com que uma matéria-prima, cuja variação pode ser esticado, esmagado, ou arranhado, e continuam a ser bastante indestrutível. Dependendo das diferentes diisocianatos e diol ou componentes poliol, o poliuretano resultante pode ter um líquido, espuma, ou sólido, cada um com vantagens e limitações.
Alguns poliuretano é categorizado como um elastômero. Ele tempropriedades elásticas, mantendo certa rigidez, como nas rodas de uma boneca que absorvem o choque, mas não comprimir muito. Pode ser extremamente flexível quando usado como isolante de espuma em construção ou uma almofada de espuma em estofados. Ele pode ser deformado repetidamente e ainda assim manter sua forma original, em outras palavras, ele tem uma memória estrutural. Elastômeros fizeram a nossacasa e ambientes de trabalho acolhedor e confortável.








5 - HISTÓRIA DOS POLIURETANOS







Apesar de a tecnologia do poliuretano ser recente, a química da uretana data de 1849, quando Wurtz e Hoffmann divulgaram reações envolvendo um isocianato e um composto hidroxílico. Essas reações ficaram por muito tempo limitadas a experiências de laboratório, até que em 1937, naAlemanha, Dr. Otto Bayer e colaboradores deram início à indústria de poliuretanos, explorando o uso comercial dos isocianatos e começando a trabalhar no desenvolvimento de polímeros à base de poliésteres, e descobrindo a reação de poliadição de isocianatos e polióis, e que se tornariam competitivos com o nylon. O produto foi inicialmente desenvolvido como um substituto da borracha, no início daSegunda Guerra Mundial
Com o advento da II Guerra mundial e a conseqüente carência de materiais de borracha, incentivou-se o desenvolvimento de produtos a base de uretana, para aplicações como fibras, cerdas, adesivos, revestimentos, elastômeros e espumas. Trabalhos intensivos realizados nos Estados Unidos e Inglaterra fizeram com que a tecnologia da uretana tornasse mundialmente conhecida.
Foidurante a década de 1950 que se registrou o desenvolvimento comercial dos PU’s em espumas flexíveis. Entre 1957 e 1958, o desenvolvimento da indústria de poliuretanos foi viabilizado através da introdução dos polióis poliéteres. O uso destes novos produtos possibilitou a fabricação de espumas com melhor processabilidade, melhores propriedades e menor custo do que as feitas anteriormente com...
tracking img