Poliuretano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Em 1937, o professor Otto Bayer e sua equipe desenvolveram um processo que, a partir da reação de dois compostos, resultava em produto de estrutura macromolecular.  Eles são normalmente produzidos pela reação de poliadição de um poliisocianatos (no mínimo bifuncional) e um poliol ou outros reagentes, contendo dois ou mais grupos de hidrogênio reativos). Os isocianatos podem seraromáticos, alifáticos, ciclo-alifáticos ou policíclicos.  Esta flexibilidade de escolha de reagentes permite obter uma infinita variedade de compostos com diferentes propriedades físicas e químicas, conferindo aos poliuretanos uma posição importante no mercado mundial de polímeros sintéticos de alto desempenho.  Seu desenvolvimento comercial começou na Alemanha no final da década de 30 em espumasrígidas e adesivos.  Os elastômeros na década de 40 e na década de 50 houve o grande desenvolvimento comercial em espumas flexíveis, tintas e vernizes.
TIPOS
Os poliuretanos são extremamente versáteis, mas podem ser definidos em alguns tipos básicos:
Espumas rígidas: são sistemas bi-componentes normalmente utilizados em sistemas de isolamento térmico e acústico, para modelação, ou para proteção detransportes de peças e equipamentos.
Espumas flexíveis: são utilizados em colchões, abafadores, peças automotivas(integral skin), isolamentos acústicos, proteção de equipamentos p/ transportes, almofadas, bonecos e esculturas, brinquedos, etc..
Elastômeros: utilizados em várias aplicações, como encapsulamentos eletrônicos, amortecedores, sapatas de equipamentos, revestimentos antiderrapantes eresistentes a abrasão, acabamento em produtos promocionais, tubos e dutos, revestimentos de etiquetas, blocos de modelação, etc..
Tintas: normalmente são utilizados em aplicações onde existe a necessidade de bom acabamento, excelente brilho, resistência química, boa aderência, e resistência a UV.  Podem ser bi-componentes ou mono-componentes, normalmente os bi-componentes são os de melhorresistência em todos os sentidos.
Biopolimeros-
Pesquisas de polímeros biodegradáveis e bioreabsorvíveis têm recebido grande atenção nesses últimos anos, pois possuem ampla aplicação na área ambiental e na medicina clínica. Os biomateriais têm apresentado uma taxa de crescimento de 12% ao ano, o que demonstra o grande interesse e necessidade por este tipo de produto. Entre os diversos polímerosbiodegradáveis destacam-se os poliuretanos que são formados através da reação de poliisocianatos e poliálcoois. A cadeia poliuretânica consiste de uma seqüência alternada de segmentos flexíveis e segmentos rígidos. Os segmentos flexíveis se devem ao poliól que confere características elastoméricas ao polímero. Os segmentos rígidos se devem ao diisocianato e conferem propriedades como dureza, resistência etenacidade. Assim as características de um polímero PU dependem diretamente da natureza do isocianato e do poliól utilizados na síntese. Estudos feitos com diisocianatos mostram que poliuretanos preparados com diisocianatos linear alifáticos são mais
rapidamente degradáveis do que os PUs preparados com diisocianatos aromáticos. As propriedades finais destes polímeros dependem da natureza do álcoolutilizado na síntese, influenciando propriedades como flexibilidade e características de processamento. De um modo geral, quanto mais flexíveis são os PUs, mais suscetíveis são à biodegradação, por exemplo. Os polióis usados são basicamente de duas classes, derivados de poliéster e de poliéter. Os poliéteres são usados em maior abrangência devido à disponibilidade de ampla faixa de massa molar ecaracterísticas como viscosidade, composição e funcionalidade. Estes conferem aos produtos finais propriedades como resistência ao corte e ao impacto, resistência a solventes e ácidos e estabilidade à luz. Os poliésteres foram os primeiros polióis usados no desenvolvimento dos poliuretanos. Eles apresentam pequena estabilidade hidrofílica e degradação frente a álcalis, o que torna este tipo...
tracking img