Politrauma pediatria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Politrauma é definido como o conjunto de lesões traumáticas simultâneas em diversas regiões, órgãos ou sistemas do corpo, em que pelo menos uma das lesões pode colocar o paciente em risco de vida. Emgrande número de casos ocorre também, trauma craniencefálico.
É muito importante a ressuscitação inicial, características anatômicas e fisiológicas em crianças, prioridades na ressuscitação,transporte com eficiência e o tratamento definitivo.
Os traumas que levam à morte em nosso país são os atropelamentos, quedas, afogamentos etc. Infelizmente muitas dessas crianças apresentam traumatismocraniano .
As quedas são outra causa comum de traumatismo na infância e, em geral, ocorrem em crianças menores.
O radiologista desempenha um papel crucial na gestão multidisciplinar do paciente detrauma, que nas últimas décadas sofreu uma mudança evolutiva de radiografias simples de multidetectores corpo CT completo, impulsionado pela tecnológico e cultural alterações na saúde.
Este artigo mostraa evolução dos diferentes protocolos e status atual da gestão de paciente de trauma.
O radiologista integrado em uma equipe multidisciplinar deve decidir a técnica de imagem e protocolo maisadequado em cada situação, adaptando-se recursos tecnológicos disponíveis.

A criança apresenta grande potencial de recuperação, porém a ressuscitação inadequada é considerada a maior causa de óbitos portrauma passível de prevenção. Cuidados na abertura
e manutenção da via aérea, na oferta adequada de fluido para acriança vítima de politraumatismo, assim como no diagnóstico precoce e tratamentoefetivo de hemorragias internas melhoram o prognóstico e reduzem drasticamente as taxas demortalidade.
Procedimentos em politrauma diagnostico por imagem , pediatria.
Radiografias obrigatórios: RX. APpeito e Rx. AP pélvis em emergência
Rx. cervical perfil (Rx e antes de remover colar)
TC abdominal ombro, fratura da pelve e hematúria macroscópica
Rx. ossos longos dos membros: deformidade...
tracking img