Politizados ou politicados?

4685 palavras 19 páginas
Politizados ou
Politicados:

A eterna busca de um antídoto contra a apatia política brasileira.

Marcelo Moreira dos Santos

“Primeiramente à Deus, meu Senhor e Salvador, meus eternos agradecimentos pela paz encontrada para refletir e escrever todas as palavras desse livro. À minha família – meu pai, minha mãe, minha irmã e meu sobrinho – , bem como aos meus sogros, meus cunhados e minha co-cunhada. Aos amigos, que tive para discutir alguns temas aqui abordados. Valeu, gente! E sobretudo, à minha esposa, esse anjo dado por Deus aos meus cuidados”

RESUMO

Dentro da realidade social e política brasileira, a questão de nossa apatia política parece estar inserida no desvirtuamento da própria idéia de política, bem como na inconsistência de nosso laço associativo, pois que não compreendemos o nosso verdadeiro papel de componentes de uma realidade a que chamamos comunidade. Esta é a razão maior do exercício da cidadania, pois somente assim podemos nos tornar agentes de transformação social. Por isso, o nosso dever de participação mais massiva e ativa nos assuntos políticos, de maneira a extirpar o vício da ignorância, para que dessa forma, possamos construir uma sociedade efetivamente cidadã, em que direitos e deveres sejam resguardados, pela consciência inarredável de ser esse o único caminho de consagração dos nossos direitos fundamentais, com os quais certamente conquistaremos o tão almejado bem-estar individual e social.

Palavras-chave: Política. Cidadania. Pátria. Sociedade. Direitos.

INTRODUÇÃO

O intento deste trabalho é esboçar reflexões acerca da questão da apatia política, especialmente dos jovens, e que se resume na indagação: por que somos alheios à política? Preocupação decorrente disso é aquela quanto aos desdobramentos desse tipo de comportamento.

Relacionados