politicas soicas 1960

1665 palavras 7 páginas
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3

1960 Á 1980 ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL 4

CONCLUSÃo 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho traz o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço social. Como a Psicologia no Brasil cresceu mesmo passando por conturbações políticas e sociais internas. E como o Serviço Social recebe influências da conjuntura desse período e como estava voltado ao processo interno de revisão, no qual se deparava com o questionamento e negação do Serviço Social tradicional. A metodologia ultilizada para pesquisa foi encontrada em livros e algumas referências digitais baseadas na história do Brasil.

1960 Á 1980 ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
O Brasil seguiu orientado pelo avanço do projeto industrialização nacional, com o importante impacto decorrente do movimento geral de urbanização. O primeiro padrão de mudança social se caracterizou por uma forte expansão de renda per capita acompanhada de significativos de crescimento das desigualdades da repartição da renda pessoal durante 1960 até 1980.
Nesse sentido, a Ditadura Militar dentro do processo de construção social de um país foi marcada por um contingente de problemas que desencadearam fortes indícios de ruptura dos direitos humanos. A rigidez e a formulação de mecanismos institucionais de controle por meio de reformas constitucionais fortaleceram os ideais militares.
Assim, as políticas sociais até então enfatizadas como trabalho para os assistentes sociais, tornaram estratégias para diminuir a visão capitalista marcada pela grande exploração do capitalismo até então amplamente forte neste período, motivados pela grande concentração da renda.
Com o Movimento de Reconceituação do Serviço social, compreende-se um conjunto de mecanismos ideológicos que a partir da história conservadora, concebe-se como profundo questionamento sobre a profissão. Nesse sentido, o

Relacionados