Politicas sociais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
















Politicas sociais no brasil
















Rio do Sul
2012




















Politicas sociais no brasil








Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina Interdisciplinar.
Prof. Clarice da Luz Kernkamp
Maria Lucimar Pereira
Amanda Bozza
Paulo Aragão










Rio do Sul

2012









Sumário





Introdução............................................................................................................. 04 Desenvolvimento .................................................................................................. 05 Conclusão ............................................................................................................. 11 Referencia Bibliografica ........................................................................................ 12Introdução



O objetivo do presente trabalho é resgatar os aspectos históricos da construção das políticas Sociais no Brasil, despertando a compreensão quanto aos processos determinantes que incidem na atual formatação das Políticas Sociais no Brasil.
As PolíticasSociais, são usadas para garantir igualdade de oportunidade a todos, sabemos que o maior problema social é a má distribuição de renda, num país completamente capitalista, sendo assim as políticas Sociais se fazem necessárias para atender a grande parte da população que não tem acesso ao processo produtivo. A Responsabilidade do Estado é garantir os direitos sociais, como saúde, moradia, educação eemprego.
Nas últimas décadas ampliou-se o debate sobre as políticas sociais, no contexto das lutas pela democratização do Estado e da Sociedade no Brasil.
Este trabalho aponta como ocorreu o processo de construção das Políticas Sociais nesse pais, A relação do estado e a mobilização da sociedade diante do crescimento constante das expressões da questão social nas suasmais variadas faces, Miséria, fome, desemprego, violência.


























Para falar de direitos sociais, precisamos primeiro saber as realidade, como a pobreza, conflitos de classe, a contradição e a exclusão social, a miséria, que fazem parte da significativa parcela da população brasileira, se tornando palco das questões sociais.Tendo sua origem no capitalismo a Política Social nasceu em 1930 pela força dos trabalhadores em busca dos seus direitos. Já no inicio do século XX, o Estado passa a ampliar sua ação na área social, é quando começam a surgir como, por exemplo, as Caixas de Aposentadorias e Pensões em 1923.
A partir de 1930 a questão social é priorizada pelo Estado durante o período pós Revolução de1930, conhecido como Era Vargas que vai até 1945... Porém Com a instalação do Estado Novo, no ano de 1937, um outro período pode ser
demarcado para aquele modelo inicial de organização das políticas sociais no país. Revogada a Constituição de 1934, a nova Carta Constitucional apresentava grandes retrocessos no que tange às liberdades políticas e aos direitos sociais dos cidadãos.Somando-se a isso, o novo panorama político do país, após a instauração da ditadura de Vargas, tornava extremamente difícil a sustentação desses direitos pela via da mobilização popular. Embora não tenham sucumbido por completo, as manifestações populares que reivindicavam melhores condições de vida foram reprimidas com força cada vez maior, a ponto de terem suas consequências...
tracking img