POLITICAS SOCIAIS DE PROTEÇAO AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

1456 palavras 6 páginas
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Com a criação e aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990, e a criação dos Conselhos de Direitos e Tutelares na Constituição Federal do Brasil de 1988 que promulgou o Estado Democrático de Direito, e posteriormente com o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA (1990) estabeleceu uma nova postura em relação à infância no país. A criança e o adolescente passaram a serem sujeitos de direitos e em processo de desenvolvimento físico, psíquico e social. Sendo necessário à atenção da Família, da Sociedade e do Estado, na garantia de sua proteção social, e a instituição de organismos de defesa e proteção, como os Conselhos de Direitos e o Conselho Tutelar.
Com possibilidade de garantir proteção e intervenção, buscando estratégias de ação junto à comunidade e órgãos públicos para viabilizar o processo de construção da cidadania e direitos das crianças e adolescentes em nosso país.
O Serviço Social, situando-se na abordagem das relações sociais, a partir da intervenção destas relações existentes no sentido da tomada de consciência de que as questões sociais permeiam todo o processo e, portanto, merecem um “olhar profissional” e, por conseguinte, uma “intervenção profissional”. .

1 DESENVOLVIMENTO
Santana é um município brasileiro do estado da Bahia, no qual se registram temperatura média anual de 38°C. Fundada em 16 de dezembro de 1890, cujo gentílico Santanense. Localiza-se a uma latitude 12.9828 sul e a uma longitude 44.0578 oeste, estando a uma altitude de 526 metros. Encontra-se no Extremo Oeste Baiano em uma altitude de 526m, dentro dos limites do semiárido, sofrendo, portanto, com os efeitos das secas. Faz limites com os

Relacionados