Politicas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS POLITICAS PUBLICAS DE APRIMORAMENTO DA MÃO DE OBRA DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE
NOVA SANTA ROSA – PR

Jefferson Luiz Sudbrack[1]

RESUMO:
O objetivo deste artigo é analisar as políticas públicas disponíveis para ajudar no aprimoramento dos jovens no mercado de trabalho através do estudo universitário no município de Nova Santa Rosa - Paraná. Inicialmentefaz-se uma revisão bibliográfica para discutir sobre a evolução econômica do município de Nova Santa Rosa e apresenta-se um resgate histórico sobre o trabalho. Em seguida apresentam-se os dados coletados junto aos órgãos municipais responsáveis pelas políticas públicas de inserção no mercado de trabalho no município e com a empresa qual faz o transporte dos estudantes e também uma pesquisa paraverificar como se comporta o mercado de trabalho na micro região, comparando dados entres estes municípios. Constatou-se que a única política que a prefeitura dispõe para estes jovens universitários é uma ajuda de custo para pagamento do transporte escolar, uma vez que no município não há nenhuma universidade ou faculdade implantada, e no tocante aos salários verificamos que houve um aumentosignificativo na renda media salarial dos trabalhadores de Nova Santa Rosa e da micro região.

PALAVRAS-CHAVE: Jovens, Mercado de Trabalho, Políticas Públicas.

INTRODUÇÃO

Com a era da informatização, mudanças ocorreram nas diversas formas de trabalho, onde as habilidades manuais foram substituídas pela qualificação profissional, buscando-se cada vez mais profissionais competentes e aptos paradeterminadas tarefas especificas.
Entre as transformações resultantes da sociedade informacional tem-se a reconceitualização do trabalho humano. As novas competências superam as habilidades manuais, modificando a clássica noção de qualificação, transformando a natureza do trabalho, que passa a ser medido pela competência.
Sabe-se, no entanto, que esse modelo de competências não é atingido pelamaioria dos trabalhadores, que, ao não responderem às exigências do mercado, tornam-se desempregados ou se inserem em formas precárias de trabalho.

Esse contexto é explicitado por Rippel (2007, p. 116), ao proferir que

A crescente incorporação de tecnologia aos processos produtivos, a serviço dos processos de acumulação do capital internacionalizado, configura uma aparentecontradição: quanto mais se simplificam as tarefas, mais conhecimento se exige do trabalhador, e, em decorrência, ampliação de sua escolaridade, a par de processos permanentes de educação continuada. (RIPPEL, 2007, p. 116).

Diante desse contexto, estudos foram realizados para analisar a inserção no trabalho a título de exemplo (POCHMANN et alii, 2002; RIPPEL et alii, 2007; SAUL et alii,2007; entre outros).
Para a elaboração do presente artigo realizou-se uma pesquisa junto aos órgãos públicos responsáveis pelas políticas públicas de inserção do jovem no mercado de trabalho em Nova Santa Rosa, com a empresa que efetua o transporte dos estudantes de graduação, com a Associação Comercial e Industrial de Nova Santa Rosa, e coleta de dados junto ao IPARDES- Instituto Paranaense deDesenvolvimento Econônmico e Social para verificar a evolução dos salários no mercado da cidade.

EVOLUÇÃO ECONÔMICA DO MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA

Nova Santa Rosa é um município do Estado do Paraná, município com área territorial de 204,66 quilômetros quadrados, localizado na Mesorregião Oeste Paranaense e Microrregião de Toledo. Limita-se a leste com o município de Maripá, anordeste com o de Palotina, a noroeste com o de Marechal Cândido Rondon, a norte com o de Terra Roxa, a sudoeste com o de Quatro Pontes e, a sudeste, com o de Toledo. De acordo com o ultimo censo, realizado em 2007, o município conta com 7.582 habitantes, sendo 4.179 da área urbana e 3.403 da área rural, divididos em três distritos, a saber, Vila Cristal, Vila Planalto e Alto Santa Fé (IBGE, 2007)....
tracking img