Politicas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE CONCEITUAL

KEILA APARECIDA FERREIRA BERGAMO

resumo

Não há como imaginar um mundo sem política, esta que a primeira impressão nos aspira distancia, pois logo lembramo-nos do cansaço do período eleitoral. Mais num estudo conceitual da Política nos mostra que se trata de um assunto de extrema relevância e necessário ao nosso cotidiano, pois éatravés dela que são tomadas todas as decisões que concernem ao Estado. Uma forma de se fazer Política é através das políticas Publicas, denominada como o resultado do jogo de poder determinado por leis, que são produzidas pela interação de agentes de pressão que disputam o Estado, onde os atores através de políticas de distribuição e redistribuição de renda promovem ações beneficiando partesdesprezadas da sociedade. Estas políticas devem ser acompanhadas e avaliadas para ver se seus objetivos estão sendo alcançados.

Palavra-chave: Política, Políticas Públicas, Avaliação.

INTRODUÇÃO

O termo política, geralmente associado ao período eleitoral, vai alem deste pré-conceito, é descrita como a atividade que diz respeito à luta de poder, dentre uma determinada associação de pessoas.Segundo Silveira 2007, p 27 “ Política é, desta forma, algo do domínio da ética e da moral, das relações humanas, de suas atividades individuais ou encadeadas coletivamente”.
Falar de Política significa discutir valores e ideias a respeito de um determinado objeto, é também entendida como uma forma de expressão do ser humano no conjunto de suas reações.
Neste sentido as políticas publicas são umaforma de fazer política em resposta aos problemas sociais, são portanto soluções às necessidades da vida coletiva.
A implementação de uma política publica exige um mapeamento do contexto político, econômico e social, e uma caracterização das agencias implementadoras e seus papeis no processo.
Após a implementação deve haver uma avaliação destas políticas, nesta fase é importante a participação dapopulação, pois é nesta oportunidade que serão avaliados os processos e os impactos gerados, e ainda serão identificados os fatores negativos e positivos que permitirão medir os resultados.

DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA
Confunde-se muito a figura da Política com o momento vivido no processo eleitoral, quando se fala em política já lembramos daquelas promessas de campanha, discursos exagerados echeios de boa vontade, mas esta confusão acaba ao estudar o que é realmente política.
A Política exerce a função de administrar conflitos, na sociedade, pois cada um tem seus anseios e sua forma de viver, e isso vai causando pequenos conflitos, dentro de limites administráveis, portanto é necessário que haja concensos em relação as regras e os limites que proporcionem o bem estar coletivo.
Háduas formas de administração destes conflitos, pela coerção e pela política. A coerção é usada a força o que causa um desgaste pela sua contínua utilização. Portanto a política é a mais utilizada que corresponde a força pelo estado para fazer valer o direito.
Segundo o Dicionário priberam:
Política: (grego politiká, assuntos públicos, ciência política)
s. f.
1. Ciência do governo das nações.2. Arte de regular as relações de um Estado com os outros Estados.
3. Sistema particular de um governo.
4. Tratado de política.
5. [Figurado]  Modo de haver-se, em assuntos particulares, a fim de obter o que se deseja.
6. Esperteza, finura, maquiavelismo.
7. Cerimónia.Cerimônia, cortesia, civilidade, urbanidade.

A palavra política tem origem do grego pólis, faz referencia ao que é urbano,civil, público, enfim, ao que é da cidade. É uma forma de atividade humana relacionada ao exercício do poder. A possibilidade de fazer uso da força distingue o poder político das outras formas de poder.
A política é usada para indicar a atividade ou o conjunto de diferentes atividades que, de alguma maneira, tem como termo de referencia a polis, ou seja, o Estado.
Para Monteiro 1982, p....
tracking img