Politicas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

COMUNIDADE,SOCIEDADE,CONVÍVIO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS.AGOSTO – 2011
MAUÉS – AM
RAMONA KAREN SALES COELHO – 20115075

COMUNIDADE,SOCIEDADE,CONVÍVIO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS.

AGOSTO – 2011
MAUÉS – AM
Quando pensamos em Comunidade, Sociedade econvívio social, se faz presente neste ambiente também de forma implícita, a questão da pessoa humana. Apesar das diversas formas de se interpretar o sentido de Comunidade e principalmente a Sociedade.O homem como ser humano é alguém que faz parte de uma sociedade. Como seres pensantes, vive em família, que por sua vez está sob um governo e suas leis. Sobrevive através de um trabalho, e de acordocom sua situação econômica pertence à determinada classe social. Sua vida, sua história, se processa dentro desse quadro. Mas ele não é estático, nele tudo se transforma. Todos esses aspectos da vidasão importantes e uma modificação em um deles nos afeta como um todo. Vivemos em comunidade.
A dicotomia Comunidade e Sociedade, ambas existentes nas relações sociais, possuem aspectos diferentesentre si. A primeira é real e orgânica, a outra é mecânica e imaginária. Enquanto em Comunidade o homem convive com contatos primários, de modo íntimo, privado e exclusivo, estabelecendo relações detroca necessárias à sua subsistência, já em Sociedade, mesmo estabelecendo relações de troca necessárias à sua subsistência, participa de outros agrupamentos sociais de forma não-pessoal, racional ecom contatos sociais secundários e impessoais.
Enquanto nas comunidades, as normas de convivência e de conduta de seus membros estão interligadas à tradição, religião, consenso e respeito mútuo. Nasociedade, é totalmente diferente. Não há o estabelecimento de relações pessoais e na maioria das vezes, não há tamanha preocupação com o outro indivíduo, fato que marca a comunidade. Por isso, é...
tracking img