Politicas publicas e envelhacimento

1268 palavras 6 páginas
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3CONCLUSÃO............................................................................................................5

REFERÊNCIAS...........................................................................................................6

INTRODUÇÃO

As questões relacionadas à terceira idade têm crescido em importância nos últimos anos, uma vez que o envelhecimento da população é um fenômeno mundial, que traz relevantes repercussões nos diversos setores da vida em sociedade.
Tal fenômeno tem repercussões em todas as políticas públicas, em especial àquelas de proteção social, haja vista que esta parcela da população está sujeita a maior grau de vulnerabilidades sociais e de saúde.
O Brasil é um país que não pode mais ser considerado jovem, pois vem sofrendo de forma acelerada uma maturidade no processo de mudança nas faixas etárias da população brasileira contemporânea. Entretanto, a infraestrutura física da sociedade brasileira, assim como as políticas públicas necessárias para responder às demandas de uma vida digna deste grupo etário, ainda são relativamente precárias tanto quantitativamente quanto qualitativamente.
As condições de juventude e velhice se modifica ao longo do processo existencial. O ser jovem ou velho se alteram substancialmente ao longo de uma existência. E estas transformações influenciam nos valores, hábitos e fatos que se materializam na história do indivíduo e na sociedade.
Envelhecer, então, representa mais uma etapa a vencer no ciclo de vida do indivíduo. Representa o conjunto de realizações positivas e negativas, vivenciadas durante os períodos precedentes da existência de cada um. Assim, se apresentarão de acordo como foi a caminhada individual de cada pessoa.
O fato da capacidade física e

Relacionados